Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O que comer e o que fazer para fugir a sete pés das constipações

Aprenda a criar um 'escudo protetor'.

O que comer e o que fazer para fugir a sete pés das constipações
Notícias ao Minuto

22:00 - 07/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Depois de o inverno passado ter ficado marcado pelo frio e pela intensidade das gripes e do verão ter sido quase eterno, está mais do que na hora de começar a cuidar do corpo e a criar um escudo protetor contra constipações.

Em primeiro lugar, há que conhecer todos os sinais que o corpo vai dando e que podem indicar que uma constipação ou gripe está a caminho. São eles a febre, a tosse, o pingo no nariz, as dores musculares, a dor de cabeça, a fadiga, os vómitos e ainda a diarreia. Mas, e depois da chegada dos sintoma? Está na hora de agir.

Os suplementos de vitamina C são uma boa opção, diz o site Food Matters, que destaca que este micronutriente é fundamental para reforçar o sistema imunitário e que o seu consumo deve ser, em média, de 75-90 miligramas por dia para adultos, devendo o valor ser combinado com um médico. A ingestão de frutas e vegetais, especialmente aqueles que são ricos em vitamina C, é também uma mais-valia.

Uma vez que também melhora consideravelmente o sistema imunitário, o consumo de vitamina D é também fundamental para combater as gripes e constipações. O ideal é que cada pessoa passe cerca de 20 minutos ao sol de forma desprotegida, mas a alimentação e devida suplementação é também importante, como lhe contámos aqui aquando do Dia Mundial da vitamina D. Ainda no que diz respeito à alimentação e suplementação, pode ser ainda necessário um reforço dos níveis de zinco, mineral com capacidade antiviral.

Segundo o Deporte y Vida do jornal As, o consumo de alho, de açafrão-das-Índias, de gengibre e de orégão pode ser o segredo para resistir aos picos de gripe.

Como um organismo saudável é, por si só, meio caminho andado para travar a chegada de uma constipação, nada como reforçar o quanto antes a saúde intestinal, banindo os alimentos processados ricos em gordura e açúcar, apostando em refeições à base de sopa, em chás e ainda na ingestão regular de água, conta o Food Matters.

Uma boa rotina de sono e a prática de exercício físico - devidamente agasalhado do frio - é também importante para se manter saudável durante os meses mais frios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório