Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conselhos para prevenir as infeções urinárias recorrentes

Se costuma ter este tipo de infeções, saiba o que pode fazer para as prevenir.

Conselhos para prevenir as infeções urinárias recorrentes
Notícias ao Minuto

23:05 - 28/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

As infeções do trato urinário resultam de bactérias que entraram através da uretra para a bexiga e/ou para os rins. Considera-se que tem infeções urinárias recorrentes se estas surgirem mais do que quatro vezes por ano.

Para se certificar de que faz tudo ao seu alcance para prevenir a ocorrência de infeções urinárias, o primeiro passo é tentar evitar a entrada de bactérias. Como? Urinando imediatamente antes e depois do sexo – para libertar algumas bactérias que possam ter entrado durante a penetração - e, quando vai à casa de banho, limpando-se da frente para trás e nunca ao contrário, para manter as bactérias fecais bem longe.

Usar pensos higiénicos em vezes de tampões e trocá-los com frequência, bem como beber muita água para urinar com mais frequência, são outros hábitos que podem ajudar a prevenir as infeções urinárias. Também se recomenda que evite os ‘duches vaginais’ e os espermicidas, segundo destaca a revista Health.

Se mesmo adotando todos estes hábitos, as infeções urinárias continuarem a aparecer, o melhor é falar com o seu médico de família.

Quanto ao tratamento, geralmente as infeções urinárias desaparecem depois de se fazer um antibiótico de curta duração, mas também é possível que em casos mais graves e recorrentes o seu médico prescreva um tratamento de baixa dosagem e de longa duração (seis meses ou mais), para impedir que a infeção regresse rapidamente.

É muito importante não desvalorizar as infeções urinárias, pois estas, se forem recorrentes e não forem tratadas corretamente, podem originar infeções nos rins ou até danos neste órgão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório