Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Guia de seis passos para cuidar da pele durante o verão

Conhecer, hidratar, esfoliar, nutir, proteger e alimentar. É melhor decorar estes seis verbos.

Guia de seis passos para cuidar da pele durante o verão
Notícias ao Minuto

10:25 - 01/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

A pele é o maior órgão do corpo humano e o mais real 'cartão' de apresentação para os outros. Consegue revelar o nosso estado de saúde, o tipo de alimentação que seguimos e ainda os cuidados diários que temos. Por ser o órgão que nos veste, a pele é o nosso mais fiel espelho.

Os cuidados com a pele devem ser rotineiros, mas nunca generalizados. Respeitar o tipo de pele, as necessidades cutâneas e ainda a estação do ano em que se está é meio caminho andado para se conseguir uma pele mais saudável, mais resistente e capaz de fazer frente a todo o tipo de agressões internas e externas de que é alvo diariamente.

Uma vez que é no verão que a pele está mais exposta aos agentes agressores, sendo o sol um dos mais potentes inimigos, torna-se ainda importante olhar para a pele com 'olhos de ver'. Embora a vitamina D extraída da estrela central do sistema solar seja fundamental para a saúde humana - contribuindo, entre outras coisas, para uns ossos mais fortes e um humor mais agradável -, a exposição desmedida e desprotegida aos raios solares pode desencadear um sem fim de problemas cutâneos, incluindo a alergia e o mais fatal de todos: o cancro.

Para que os cuidados de pele sejam os mais eficazes, certeiros e seguros, são seis os verbos a ter em conta - conhecer, hidratar, esfoliar, nutrir, proteger e alimentar - e o Lifestyle ao Minuto diz-lhe o que fazer em cada um deles.

Conhecer

Com a ajuda de um dermatologista deve-se procurar saber o tipo de pele que se tem, isto é, se é uma pele oleosa, seca, mista, sensível, propensa a alergias ou a outras condições cutâneas. Somente depois de "conhecer a própria pele e saber quais os mecanismos e reações ocorrem nela e através dela" é que é possível saber quais os cremes e produtos mais indicados e os que melhor irão cuidar do órgão, como nos contou a dermatologista italiana Pucci Romano em entrevista.

Esfoliar

Embora possa soar a agressivo, o conceito de esfoliação é um dos mais importantes para a boa saúde da pele. De acordo com a médica dermatologista Cláudia Marçal, "o esfoliante vai fazer uma renovação do estrato córneo", isto é, vai retirar as impurezas e os restos epidérmicos da pele no folículo do poro, deixando-a não só "mais fina, mais macia, mais recetiva para uma hidratação".

Hidratar

Depois de saber qual o tipo de pele que se tem e de prepará-la para ser cuidada, há que começar a hidratá-la da melhor forma. Tudo começa, claro, com a ingestão regular de água, mas também com a aplicação de um creme hidratante e de um creme pós-praia.

No que diz respeito ao creme hidratante, este deve, claro, respeitar o tipo de pele e ser preferencialmente isento de ingredientes maioritariamente químicos. A aplicação de óleo de coco ou óleo de amêndoas doces é sempre uma alternativa a ter em conta. Quanto ao verão em si e às idas à praia, a dermatologista Leonor Girão defene que o aftersun é sempre uma opção a ter em conta. Ao Lifestyle ao Minuto, a especialista defende que se trata de "um produto em leite ou creme com propriedades hidratantes e antioxidantes" e que tem como "objetivo ajudar a pele a recuperar da agressão dos raios solares".

Nutrir

O rótulo de um produto de beleza deve ser avaliado de modo idêntico a um rótulo alimentar. A presença de ingredientes de origem natural é sempre importante, mas o segredo de um bom creme está nas vitaminas. Como lhe contámos aqui, são dez as vitaminas essenciais para uma luta eficaz contra o envelhecimento. 

A vitamina E, por exemplo, reduz a vermelhidão da pele, assim como as linhas e estabelece a firmeza da pele, sendo o tofu, o camarão, o abacate, as sementes de girassol, as amêndoas e o trigo boas formas para obter este nutriente. Já a vitamina K melhora a elasticidade da pele, reduz as manchas e as olheiras e pode ser obtida com a ingestão de brócolos, queijo, espinafre, carne, ovos e couve-de-bruxelas. Procurar estes ingredientes é também uma mais-valia.

Proteger

Como não poderia deixar de ser, o fator proteção é um dos mais fundamentais naquela que é a estação mais quente do ano e em que o corpo anda mais exposto. Tal como acontece com a escolha do creme hidratante diário, também o protetor solar deve respeitar o tipo de pele, o tom de pele e a zona do corpo onde vai ser aplicado

Em declarações ao nosso site, a dermatologista do IPO Mariana Cravo explica que "normalmente, o protetor solar do rosto deverá ser adequado ao tipo de pele. A maioria dos protetores solares para o corpo também têm alguma ação hidratante/emoliente que, quando aplicado na pele da face, poderá dar uma sensação de pele ‘gordurosa’ e cosmeticamente não serem tão agradáveis dando à pele um tom demasiado esbranquiçado".

Para que a proteção seja a mais eficaz, a dermatologista Daniela Cunha dá-nos os melhores conselhos e deixa um alerta: nunca esquecer de proteger as orelhas.Se ainda não escolheu o protetor solar para este ano, temos aqui boas sugestões.

Alimentar

Uma dieta saudável, equilibrada e nutritiva faz bem a todo o corpo, seja por dentro ou por fora, contudo, existem alimentos cujo consumo é mais requisitado no verão. Falamos, claro, dos potenciadores de bronzeado. Como nos explicou a nutricionista Lillian Barros, é possível potenciar o bronze à mesa com uma maior aposta em alimentos como a cenoura, a abóbora, os pimentos, a rúcula, os espinafres, a papaia e a manga. Na prática, trata-se de um conjunto de "alimentos ricos em carotenoides (principalmente o betacaroteno) e vitaminas como A e E podem potencializar e prolongar o bronze", pois atuam como verdadeiros estimulantes naturais da "produção de melanina".

Salmão, abacate, nozes, melancia, laranja, feijão e chocolate negro são apenas alguns dos alimentos que os dermatologistas querem que as pessoas comecem a comer. Fique a conhecer os outros aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório