Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Não basta proteger. A pele também precisa de ser hidratada no verão

Assim que o calor chega e a exposição solar aumenta, repetem-se os alertas sobre a importância de proteger a pele, mas para que a proteção seja eficaz é preciso também hidratar e cuidar daquele que é o maior órgão do corpo humano.

Notícias ao Minuto

08:57 - 15/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dermatologia

São três meses de calor, três meses de corpos semi-nus, três meses de exposição solar... muitas vezes exagerada e desprotegida. O verão tem tudo para ser a estação do ano mais amiga da saúde, mas continua a ser a mais temida por aquele que é o maior órgão do corpo humano.

Apesar dos mais que muitos benefícios que o sol traz à saúde e bem-estar - sendo um componente ativo nos ossos, nos músculos e na mente -, a intensidade da radiação solar mostra-se cada vez mais agressiva e penosa para a saúde, agravando alguns problemas cutâneos e promovendo o aparecimento de doenças que podem mesmo vir a ser fatais, como é o caso do melanoma, o cancro de pele mais letal.

O uso de protetor solar ao longo do ano é um dos requisitos para que se tenha uma pele cuidada e saudável, mas é no verão que o uso deste tipo de produto se assume como imperativo... porém, está longe de ser o único protagonista na hora de proteger a pele.

Para que a proteção solar seja eficaz é preciso, em primeiro lugar, limpar e hidratar a pele. Segundo a médica dermatologista Leonor Girão, deve "usar-se um agente de limpeza pouco agressivo, com um pH 5,5, e aplicar um hidratante corporal diariamente". Depois, claro, há que "proteger a pele do sol com roupa chapéu e filtro solar".

Em declarações ao Lifestyle ao Minuto, a médica da Clínica Dermatologia do Areeiro, em Lisboa, explica que o protetor solar tem um papel determinante e que, por isso, deve satisfazer as necessidades de cada pessoa.

Embora os índices de proteção solar devam ser, de uma forma generalizada, elevados (acima de 30), é importante que o produto escolhido proteja a pele da "radiação UVB, mas obrigatoriamente também da radiação UVA", diz-nos a especialista, salientando que o protetor solar deve ainda "adaptar-se ao tipo de pele", isto é, se é um produto pouco oleoso na face, se é resistente à água, se possui minerais na sua composição, sendo estes dois últimos requisitos importantes quando o protetor se destina "às crianças abaixo dos cinco anos ou a pessoas fortemente alérgicas". Sabia que o sol pode ser um inimigo das alergias?

Mas se é importante cuidar da pele antes e durante a proteção a exposição solar, o mesmo podemos dizer dos momentos que sucedem uma ida à praia ou piscina. De acordo com Leonor Girão, o aftersun é sempre uma opção a ter em conta, pois trata-se de "um produto em leite ou creme com propriedades hidratantes e antioxidantes" e que tem como "objetivo ajudar a pele a recuperar da agressão dos raios solares".

Se ainda não escolheu o seu protetor solar, tem aqui boas opções e nas imagens acima pode ficar a conhecer alguns dos melhores aftersun do momento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório