Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O que os dermatologistas querem que coma

Não colocar na pele nada que não se coloque na boca. Esta é uma das mais velhas máximas dos dermatologistas.

O que os dermatologistas querem que coma
Notícias ao Minuto

08:21 - 29/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pelé

A alimentação é uma peça-chave na preservação da saúde cutânea. A ingestão de alimentos saudáveis, não processados, e detentores de um vasto leque de nutrientes ajuda a cuidar daquele que é o maior órgão do ser humano e o que mais facilmente espelha a falta de cuidados diários.

‘Não colocar na pele nada que não se coloque na boca’ é uma das mais velhas máximas dos dermatologistas, que defendem a importância de comer bem e conscientemente para se conseguir uma pele saudável, nutrida e hidratada.

Como revela o site Eat This, Not That!, o salmão é um dos alimentos que os dermatologistas defendem como fundamentais para o bom estado da pele, uma vez que é rico em ácidos gordos ómega 3. Por ser também uma gordura boa – e detentor de vitaminas A, D e E -, o abacate deve ser um dos alimentos a consumir regularmente, tal como o azeite, as nozes e as amêndoas (que possuem ainda vitamina E, um dos componentes mais importantes dos cremes).

A melancia deve fazer parte das escolhas no verão, altura do ano em que mais é necessário hidratar a pele. E por falar em hidratar, o chá verde é uma outra opção a ter em conta, pois é rico em antioxidantes, um fator importante para banir todo e qualquer tipo de borbulha. Além disso, o chá verde é também um anti-inflamatório nato, deixando a pele capaz de combater as agressões externas a que é diariamente sujeita.

No que toca a antioxidantes, nada como a laranja, uma fruta que pode ser consumida durante todo o ano e que oferece benefícios a longo prazo. Os pimentos têm um efeito idêntico.

O licopeno faz com que o tomate esteja também no leque de alimentos que os dermatologistas querem que coma, tal como as cenouras e a couve-de-folhas – duas opções ricas em retinol, uma vertente da vitamina A e frequentemente presente nos produtos de cosmética.

Os ovos, o leite (sempre que possível) e o óleo de sementes de girassol são mais três opções válidas para cuidar da pele, assim como as amoras (poderoso antioxidante), os brócolos (fonte de cálcio, vitaminas A, C e K), as sardinhas e o chocolate negro.

Mas existem mais alimentos importantes para a pele, como destaca a publicação. São eles o iogurte grego, a romã e o feijão vermelho. Nestes últimos, são as gorduras boas, os antioxidantes e o zinco os agentes poderosos (respetivamente).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório