Férias são sempre motivo de celebração a não ser que vá viajar para o estrangeiro de avião e tenha medo, ou costume sofrer com muitas dores de ouvidos.
Há quem sinta os ouvidos bloqueados ao descolar, outros sentem desconforto durante toda a viagem, incluindo ao aterrar.
Os momentos da decolagem e aterragem resultam em diferenças da pressão de ar dentro da cabine do avião, o que causa muitas vezes sensações desagradáveis. Mas sabe porquê?
"O tímpano sofre stress em ambientes de alta pressão e é normalmente causado por mudanças rápidas de altitude. Deve reconhecer, se alguma vez tiver sentido, a sensação de ouvidos a 'estalar' depois de um voo ou de um mergulho", explica um especialista ao Mirror.
Leia Também: Férias com os miúdos? Deixamos-lhe 16 sugestões de protetores solares
Já um médico conhecido pelos seus vídeos de explicações sobre saúde no TikTok publicou um vídeo em que explica o que acontece aos nossos ouvidos durante os voos.
Doctor Michael, nome que deu à página na rede social, revela que a situação não é alarmante.
"É causada por este canal que liga a parte de trás do nariz ao ouvido interno", explica num vídeo partilhado na sua contra de TikTok, mostrando um diagrama com a trompa de Eustáquio.
"Quando está a voar, é provável que ouça os seus ouvidos a estalar, o que se deve ao facto de este canal equalizar a pressão do seu ouvido interno. Pode fazê-lo engolindo ou segurando o nariz e respirando contra ele."
O médico sugere ainda que abra a sua boca no máximo que conseguir. Se nenhuma das sugestões resultar, é provável que esteja a lidar com algo chamado disfunção da trompa de Eustáquio.
"Acontece quando temos tosse ou uma constipação, ou estamos muito congestionados, e a trompa de Eustáquio fecha-se."
Se isto ocorre frequentemente durante os voos, existem medidas preventivas que podem ser tomadas antes de embarcar num avião para evitar este problema.
Doctor Michael recomenda a utilização de óleo de eucalipto: "Ponha-o num pouco de água a ferver e deixe o vapor entrar no nariz e abrir o canal."
"Ou, se quiser algo um pouco mais duradouro, alguns dias antes da sua viagem, deve começar a usar um spray nasal de esteroides. Pulverize uma vez em cada narina duas vezes por dia, cerca de três ou quatro dias antes do voo."
Leia Também: Dicas para 'sobreviver' durante uma viagem no lugar do meio