Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Quatro conselhos sobre dieta que não deve ouvir

Os regimes alimentares são tão comuns que parece que no que toca a dieta toda a gente é especialista. Cuidado com os conselhos que trazem mais mal do que bem.

Quatro conselhos sobre dieta que não deve ouvir
Notícias ao Minuto

07:21 - 11/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Regime

Quando se quer emagrecer, pelo menos durante um tempo, faz-se qualquer coisa e ouve-se todos os com conselhos para conseguir ver o ponteiro da balança a descer.

O problema é que há conselhos que não lhe trazem nada de bom, e alguns até o podem prejudicar. A revista Boa Forma destacou quatro conselhos sobre dieta que praticamente toda a gente já ouviu, mas que não deve seguir.

Um deles, que é cada vez mais popular, é o conselho para eliminar o glúten da dieta. Ao início, a eliminação do glúten – presente em massas, pão e bolachas – até pode resultar na perda de alguns quilos, mas depois essa perda vai estacionar e pode ter fome e falta de energia. Em vez de eleiminar o glúten da dieta, a revista Boa Forma sugere que se reduza o consumo de hidratos de carbono refinados, mas que se mantenha os integrais no menu.

Eliminar completamente o álcool da rotina também é um conselho muito comum. De facto funciona, mas se um copo de cerveja ou de vinho faz parte do seu ritual social, pode fazê-lo sentir-se em privação e tirar-lhe a motivação para continuar de dieta. Reduz o consumo, mas não precisa de se privar completamente.

Só fazer exercício cardiovascular pode parecer o segredo para queimar calorias e gordura e emagrecer, mas na verdade não é bem assim. Os estudos sugerem que o treino de força, como musculação, é o que promove uma maior perda de peso, aumentando o metabolismo e fazendo com que continue a queimar calorias mesmo várias horas após o treino, algo que o treino cardio não consegue de forma tão prolongada.

Só consumir alimentos com baixo teor de gordura e/ou sem açúcar, ao contrário do que muitos dizem, também não é sinónimo de emagrecimento. Muitas opções de baixo teor de gordura e açúcares também têm pouca quantidade de fibra e proteína, o que faz com que fique com fome mais rapidamente. Portanto, o segredo está em comer o que quer, mas em doses controladas. E, claro, preferir as gorduras saudáveis (monoinsaturadas) e os açúcares naturalmente presentes nos alimentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório