Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Dieta vegan nem sempre ajuda a perder peso

A alimentação vegan exclui todo e qualquer produto de origem animal, contudo, tal nem sempre é sinónimo de sucesso na dieta de perda de peso.

Dieta vegan nem sempre ajuda a perder peso
Notícias ao Minuto

16:04 - 23/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Não há uma dieta perfeita, nem tão pouco uma dieta que tenha o mesmo efeito em todas as pessoas. Contudo, é certo que a dieta vegan é uma das que mais promove a saúde a perda de peso e muito graças à exclusão de gorduras de origem animal, que são das que mais facilmente se acumulam.

Mas mesmo sendo promissora, a dieta vegan pode falhar e existem cinco motivos pelos quais nem sempre é possível perder peso quando não se comem produtos de origem animal.

De acordo com a Time, um desses motivos diz respeito à quantidade de comida ingerida. Por serem mais saudáveis e naturais, os alimentos de origem vegetal tendem a ser consumidos em maiores quantidades, acabando-se por exagerar nas doses e nas calorias ingeridas. Como acontece com qualquer tipo de alimentação, a quantidade depende sempre de fatores como a prática de exercício físico, o peso da pessoa, as suas necessidades e a sua capacidade de queimar gordura nos momentos de descanso.

Embora existam proteínas de origem vegetal tão completas quanto as de origem animal, o consumo de proteínas nem sempre é o mais adequado quando se segue uma dieta vegan, especialmente quando não se está a ser acompanhado por um nutricionista.

Conta ainda a Time que o facto de se fazerem as principais refeições à noite (final de tarde e/ou jantar) é um outro motivo pelo qual nem sempre se consegue emagrecer com uma dieta vegan. Esta consequência é notória em qualquer tipo de alimentação, mas visto que existe uma tendência para abusar nas doses, as consequências tendem a ser ainda mais nocivas nas dietas isentas de produtos de origem animal.

E tal como acontece com os alimentos isentos de glúten, também os alimentos vegan vendidos em grandes superfícies podem ser um erro, pois muitas vezes são altamente processados e repletos de sal, açúcar e gorduras (trans e saturadas).

Apesar da dieta vegetariana ser tão ou mais versátil e criativa do que a alimentação mediterrânea, por exemplo, existe uma outra tendência associada a este tipo de regime que pode trazer consequências a médio e longo prazo: o consumo de sumos e smoothies. Como lhe revelámos há tempos, estes sumos e papas de frutas e vegetais até podem ser um ‘boost’ de vitaminas, porém, não estão livres de um lado negro e carregado de açúcar.

Interessado em seguir uma dieta vega? Eis tudo o que deve saber e quais os alimentos que lhe oferecem todas as vitaminas e minerais de que necessita.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório