Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Coimbra homenageia Edmundo de Bettencourt

A Câmara de Coimbra vai homenagear Edmundo de Bettencourt, um dos maiores intérpretes da canção coimbrã, com um fórum sobre o poeta-cantor, no dia 18.

Coimbra homenageia Edmundo de Bettencourt
Notícias ao Minuto

17:44 - 10/05/24 por Lusa

Cultura Coimbra

A iniciativa pretende assinalar os 125 anos do nascimento de um dos mais notáveis intérpretes da canção de Coimbra, que influenciou várias gerações e cujo nome está associado a canções emblemáticas, como 'Samaritana', 'Senhora do Almortão' ou 'Coimbra Menina e Moça'.

Em comunicado, o município de Coimbra salientou que Edmundo de Bettencourt "é considerado um dos maiores cantores da Canção de Coimbra dos anos de 1920, tendo feito parte da chamada 'Década d'Oiro', a par de nomes como Menano, Paradela e Góis".

Nascido no Funchal em 07 de agosto de 1899, foi "aclamado por muitas gerações de cultores da Canção de Coimbra, tendo sido acompanhado à guitarra por Artur Paredes e pioneiro no aproveitamento de canções e elementos musicais tradicionais de várias zonas de Portugal".

A Câmara de Coimbra realçou ainda que Edmundo de Bettencourt foi, igualmente, "escritor e poeta de grande relevo", fundador, em 1927, da revista literária Presença, que abandonou em 1930.

A homenagem vai realizar-se na Casa da Cultura, no dia 18, a partir das 15:00, com diversas intervenções de especialistas, entre eles o escritor e poeta José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, que vai falar sobre "A Poesia de Edmundo de Bettencourt".

Segue-se uma comunicação de Jorge Cravo, técnico superior do município e intérprete da Canção de Coimbra, sobre os "Temas populares no repertório de Edmundo de Bettencourt".

Às 16:30, vai haver espaço para uma conversa com o público, seguindo-se a conferência "Saber ouvir e compreender Bettencourt: da vocalitá coimbrã à voce declamata", proferida por António Manuel Nunes, investigador e colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20).

A homenagem termina com um tributo a Edmundo de Bettencourt pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

Em homenagem ao poeta-cantor, a Câmara de Coimbra instituiu em novembro de 2002 o Prémio Edmundo de Bettencourt, que visa conceder apoio financeiro à edição do melhor trabalho discográfico de originais da canção de Coimbra apresentado em formato CD, "promovendo assim a criação de novos temas e o aparecimento de novos valores neste género musical".

Leia Também: 'Isto é Poesia?' segunda obra de escritor que foi sem-abrigo lançada hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório