Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vai seguir uma dieta vegan? Eis o que deve saber

Quando alguém se compromete a banir todos os alimentos e produtos de origem animal da sua vida, há que ter alguns aspetos em conta.

Vai seguir uma dieta vegan? Eis o que deve saber
Notícias ao Minuto

07:28 - 11/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Seguir um estilo de vida vegan implica banir do dia-a-dia todo e qualquer produto e alimento de origem animal. Falamos de roupa, calçado, mobiliário, comida e cosmética que tenha tido origem ou passagem pela vida animal.

A par da dieta vegan, o vegetarianismo (que pode incluir ovos, leite e derivados), é um estilo de vida cada vez mais seguido e defendido, até mesmo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Contudo, diz a revista Health, antes de seguir um estilo de vida vegan, as pessoas devem ter em conta as possíveis consequências (positivas e negativas) que o veganismo pode ter a nível alimentar e de saúde. Estes são os seis aspetos a ter em conta:

1 – Vai ser necessário tomar um suplemento de vitamina B12. Esta vitamina está presente em alimentos de origem animal (como ovos e leite) e é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

2 – Pode ser necessário reforçar a ingestão de ferro. Este micronutriente está também fortemente presente em alimentos de origem animal (como a carne vermelha), mas pode ser também encontrado em alguns vegetais, contudo, a absorção do ferro dos vegetais é menor daquele que vem da carne, podendo ser importante apostar em algumas combinações nutricionais. Veja as melhores.

3 – Terão que ser encontradas novas fontes de proteína. A carne e o peixe são as principais fontes de proteína da dieta tradicional, mas quem segue um estilo de vida vegan deve apostar em soja, lentilhas, feijão e quinoa.

4 – É preciso ter cuidado com os produtos de soja. Apenas devem ser consumidas as versões naturais, como tofu ou miso, deixando-se de parte as versões processadas (como as que são vendidas como substituto de carne). Há ainda que ter uma especial atenção para a escolha de soja orgânica e biológica, que não possuir organismos geneticamente modificados.

5 – É preciso ler rótulos. Alguns alimentos comuns do dia-a-dia, como a gelatina, têm origem animal, sendo importante aprender a ler rótulos para optar sempre pelas versões vegetais. A caseína e a proteína (whey) devem também ser excluídas porque têm origem no leite (mas existe proteína de ervilha).

6 – Não se deve começar de um dia para o outro. Quando se adota uma dieta vegan, convém fazer uma transição gradual, cortando progressivamente no consumo de produtos de origem animal em detrimento dos vegetais e leguminosas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório