Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Veganismo, o que é e o que significa

Muitas pessoas intitulam-se vegans pelo simples facto de não comerem produtos de origem animal. Mas o veganismo é muito mais do que isso.

Veganismo, o que é e o que significa
Notícias ao Minuto

09:00 - 20/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

O veganismo é uma forma de viver que procura excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade”.

É desta forma de que a The Vegan Society define o veganismo, que é nada mais do que um estilo de vida baseado no boicote aos produtos de origem animal e às atividades em que os animais são usados ou podem ter sido explorados. É o caso da cosmética, da moda, da alimentação, do lazer e não só.

Uma pessoa adepta do veganismo bane da sua vida tudo o que possa colocar em causa o bem-estar animal, o ambiente e a sustentabilidade.

No que toca à alimentação, e ao contrário do vegetarianismo, o veganismo exclui todo e qualquer alimento que tenha tido o envolvimento de um animal na sua produção. Carne, peixe, ovos, leite e derivados, mel, etc. A nível de cosmética, são banidos todos os produtos que foram testados em animais ou que incluam leite e mel, por exemplo. O couro e os produtos com pele e pelo de animais também são recusados.

Contudo, revela a Time, as redes sociais estão a incentivar o crescimento de um novo tipo de veganismo que não está a agradar que defende piamente a essência deste estilo de vida.

Segundo a publicação, são cada vez mais as pessoas que se intitulam de vegans e que defendem a inclusão de ovos neste tipo de alimentação com o simples intuito de obter mais proteína, macronutriente que pode ficar assegurado com a inclusão de leguminosas e quinoa, por exemplo.

O termo vegan nasceu pela mão de Donald Watson, que em 1944 convocou uma pequena reunião para abordar os direitos animais e deu origem à The Vegan Society pouco depois.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório