Como mudar o seu 'mindset' de forma a ser mais feliz e bem sucedido

A forma como pensa pode ter muito impacto na sua felicidade e no seu sucesso.

© iStock
Lifestyle Forma de Pensar

Os cientistas estimam que em média temos 70 mil pensamentos por dia. Isto significa que tem 70 mil oportunidades para se deitar abaixo ou elevar a sua autoestima e humor.

PUB

Se se critica quando se vê ao espelho ou passa boa parte do tempo a pensar nos seus defeitos ou problemas há uma grande probabilidade de não estar a conseguir ser feliz nem ter sucesso – ou pelo menos apreciá-lo.

Mas é possível mudar de um ‘mindset’ negativo e destrutivo para um que caminhe para a felicidade e sucesso. O Inc do Business Insider destaca cinco exercícios que deve seguir:

1. Distinga matutar no assunto de resolver o problema. Pensar em estratégias para resolver ou ultrapassar um problema é útil, mas matutar no assunto de uma forma que o torna mais grave do que é e imaginar-se a falhar ou não conseguir aguentar não serve nenhum propósito. Sempre que der por si a matutar em algo, pare, assuma o controlo da sua mente e mantenha-a ocupada com coisas úteis.

2. Dê a si próprio o mesmo conselho que daria a um amigo de confiança. Provavelmente está a pôr demasiada responsabilidade ou culpa em cima de si, pense como se fosse outra pessoa a passar pelo mesmo. Que conselho lhe daria? Siga-o.

3. Categorize as suas emoções. Não se distancie dos seus sentimentos, aprenda a reconhecê-los, conhecer a sua origem, o seu impacto e categorize-os de forma a facilitar a forma como lida som eles e fala sobre eles.

4. Equilibre as suas emoções com a lógica. Quer esteja a passar por dificuldades financeiras ou a viver um drama familiar, tomará melhores decisões se equilibrar as suas emoções com a lógica. Quando as emoções começam a tomar conta de si, tome medidas para aumentar o seu pensamento lógico e tomar decisões.

5. Pratique a gratidão. Vários estudos apontam que agradecer e mostrar-se grato perante as coisas e pessoas que tem à sua volta traz muitos benefícios físicos e psicológicos, incluindo aumentar os níveis de felicidade.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a saber todas as novidades de Lifestyle

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser