Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mitos e verdades sobre os coágulos sanguíneos

A maioria das pessoas nem desconfia que os fatores genéticos e, até mesmo, a falta de mobilidade por longos períodos podem favorecer o surgimento de coágulos com graves consequências para a saúde de pessoas em diferentes idades.

Mitos e verdades sobre os coágulos sanguíneos
Notícias ao Minuto

20:46 - 20/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

A coagulação do sangue tem como objetivo estancar hemorragias. O processo consiste na transformação do material líquido (sangue) num tecido mais sólido (coágulo de fibrina) capaz de interromper sangramentos e reparar tecidos danificados do corpo.

Porém, este mecanismo fisiológico pode tornar-se num vilão para o organismo, quando acontece em excesso.

A Dra. Suely esclarece os mitos e verdades relacionados com as principais embolias provocadas por coágulos:

1. Todas as embolias pulmonares. Mito. Existem diferentes tipos de embolia. A embolia pulmonar, quando uma ou mais artérias dos pulmões são bloqueadas por um coágulo sanguíneo, é a mais comum das embolias venosas. No entanto, existe ainda a embolia arterial, que ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo de uma artéria. O exemplo mais comum é o Acidente Vascular Encefálico Isquémico, o popular “derrame”, que pode decorrer do desprendimento de um trombo cardíaco e que se aloja no cérebro.

2. Apenas os coágulos sanguíneos podem causar embolias. Mito. Outros elementos como gases, bactérias ou até mesmo a gordura podem viajar pelo sistema circulatório e ocasionar uma obstrução. O entupimento de um vaso por gordura pode levar a embolia gordurosa após uma fratura de pelvis, por exemplo. 

3. O coágulo que leva à trombose venosa profunda dos membros inferiores pode evoluir para uma embolia pulmonar grave. Verdade. Uma trombose venosa profunda ocorre quando os coágulos se formam no interior de veias profundas, sendo na maioria dos casos veias dos membros inferiores. Deve-se suspeitar de trombose venosa de membros inferiores quando ocorre inchaço, dor e vermelhidão na perna. Esse trombo localizado na perna pode soltar-se e alojar-se nos pulmões, ocasionando uma embolia pulmonar.

4. Pacientes recém-operados aos membros inferiores têm maior risco de desenvolver uma embolia. Verdade. Cerca de 80% dos indivíduos submetidos a cirurgia de troca de anca ou joelho poderão desenvolver tromboembolismo venoso caso não façam profilaxia com anticoagulantes por pelo menos duas semanas.

5. Embolias arteriais podem levar a enfarte. Mito. Raramente o enfarte se desenvolve por embolia. Em mais de 90% dos casos este decorre do desenvolvimento de placas de gordura nas artérias (aterosclerose) que crescem, evoluem e obstruem as artérias coronárias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório