Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Viver perto de zonas com muito trânsito aumenta risco de Alzheimer

Estudo aponta que os poluentes libertados pelos veículos podem ser os culpados pela ligação entre o risco de Alzheimer e viver num local com trânsito.

Viver perto de zonas com muito trânsito aumenta risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto

12:44 - 05/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Estudo realizado com mais de seis milhões de pessoas, durante 11 anos, mostrou uma associação entre a demência e viver perto de uma rua ou estrada principal muito movimentada.

De acordo com o estudo realizado por investigadores da corporação canadiana Public Health Ontario (PHO), viver perto de uma estrada que está muitas vezes congestionada aumenta o risco de Alzheimer e de outras formas de demência em mais de 12%.

Comparativamente com quem vive a 300 metros dessas estradas principais, quem vive a 50 metros do trânsito tinha um risco 7% maior de desenvolver demência.

E para as pessoas que viviam numa cidade grande e que nunca saíram (para morar) de uma localização urbana perto de uma estrada movimentada o risco de demência podia aumentar em 12%.

Já para quem morava a mais de 200 metros, não houve provas de uma relação com a condição.

Como reporta o Mirror, os cientistas apontam que a exposição prolongada à poluição do ar e ao barulho do trânsito pode contribuir para o encolhimento do cérebro e danos mentais.

Outros resultados do estudo sugeriram uma relação entre a demência e a exposição a dois poluentes de comuns no trânsito - dióxido de nitrogénio e partículas finas de fuligem geradas por motores a diesel.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório