Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Para melhores resultados, concilie o treino com o ciclo menstrual

Estudo sugere que é possível otimizar os resultados ao treinar mais em determinadas fases do ciclo menstrual.

Para melhores resultados, concilie o treino com o ciclo menstrual
Notícias ao Minuto

14:20 - 28/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um novo estudo realizado na Universidade de Umeå, na Suécia, concluiu que os treinos feitos nas primeiras duas semanas do ciclo menstrual têm um maior efeito na força muscular e na massa muscular em geral.

Lisbeth Wikström-Frisén, estudante de doutoramento no Department of Community Medicine and Rehabilitation da universidade e autora deste estudo destaca: "Uma vez que a menstruação é uma parte central na vida quotidiana das mulheres e no seu treino, precisamos de nos tornar melhores em tomar isto em conta para otimizar o treino", segundo cita o DNA India.

Os especialistas sabem que no ciclo menstrual da mulher (que normalmente dura 28 dias e do qual se conta o primeiro dia quando a menstruação surge) é na segunda semana que se sente um tremendo aumento de energia – sendo que entre o 15º e 28º dias aparece uma sensação de fraqueza.

Mas agora este investigadora suíça provou, apesar de o estudo ser pequeno, que pode ser muito útil aproveitar esse aumento de energia para conseguir melhores resultados no treino.

Para este estudo a investigadora pediu a 59 mulheres que durante quatro meses participassem num programa de treino da resistência das pernas. Sendo que um grupo treinou cinco vezes por semana durante as duas primeiras semanas de cada ciclo, enquanto o outro grupo se submeteu ao mesmo treino e com a mesma frequência mas durante as últimas semanas do ciclo.

Os resultados mostraram que os treinos realizados nas duas primeiras semanas tiveram um maior efeito sobre a força muscular, potência e massa muscular comparativamente com os treinos realizados nas duas últimas semanas do ciclo.

O que sugere que as mulheres poderiam alcançar melhores resultados dos seus exercícios sem necessariamente aumentarem o número de sessões de treino, mas conciliando os treinos com esta fase do ciclo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório