Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gadgets de treino ou fé nas próprias capacidades? Um deles é melhor

Estudo revela que os equipamentos tecnológicos usados para melhorar a performance dos treinos podem não ser tão eficazes quanto pensamos.

Gadgets de treino ou fé nas próprias capacidades? Um deles é melhor
Notícias ao Minuto

14:30 - 21/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Na hora de lutar contra o excesso de peso, a atividade física assume-se como um elemento fundamental para que os números que aparecem na balança comecem a baixar consideravelmente.

Muitas pessoas procuram a ajuda de um especialista, traçam um plano de treino e rendem-se aos gadgets que prometem traçar todo o seu perfil enquanto desportista. Mas serão estes equipamentos tecnológicos eficazes na hora de ajudar a emagrecer?

A ciência diz que talvez não, pelo menos, ainda não existem evidências claras que comprovem o contrário. O melhor, dizem os autores de um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, é que as pessoas acreditem nas suas próprias capacidades.

Para o estudo, conta a BBC, foram realizados testes durante dois anos junto de mais de 500 pessoas com peso a mais. Alguns dos participantes tiveram que usar alguns gadgets (relógios, bandas ou apps) durante os treinos, enquanto os outros simplesmente tiveram que se exercitar à moda antiga e sem qualquer tipo de equipamento tecnológico. E os resultados? Esses não podiam ser mais surpreendentes: os participantes que usaram os chamados ‘fitness trackers’ perderam 3,6 quilos, enquanto aqueles que apenas acreditaram nas suas capacidades conseguiram perder 5,9 quilos no final do estudo.

Para os investigadores, muitas pessoas focam-se apenas nos números que estes equipamentos mostram, acabando por ficar reféns desses resultados e não daqueles que realmente se notam, como o peso na balança e o tamanho da roupa. Diz o estudo que a crença nas próprias capacidades é a melhor motivação para quem pretende, mesmo, perder peso e ser mais saudável.

O estudo foi publicado na Journal of the American Medical Association (JAMA).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório