Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Treino: Sinais de que está demasiado dependente de números

Se para si é impensável ir treinar ou correr sem o seu relógio inteligente, então este artigo é para si.

Treino: Sinais de que está demasiado dependente de números
Notícias ao Minuto

13:20 - 12/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Gadget

Há muito tempo que o exercício físico é mais do que calçar uns ténis e ir treinar. Agora, o exercício físico depende de gadgets e aplicações móveis que permitem manter um registo da atividade, da evolução e de tudo e mais alguma coisa que vai muito além do simples ato de dar movimento ao corpo.

Algumas pessoas ficam completamente dependentes destes ‘periféricos’ e acabam por se focar apenas nos resultados que os mesmos apresentam e não naqueles que realmente importam: a saúde, o bem-estar e a sensação de dever cumprido.

De acordo com a revista Fitness, existem sinais claros de que as pessoas estão dependentes dos números, considerando-os os principais indicadores do sucesso da atividade. E esses números podem dizer respeito às calorias perdidas, à distância percorrida, ao tempo que se demorou a correr determinado número de quilómetros, etc. Um desses sinais é recusar-se a treinar quando não possui o relógio ou o telemóvel por perto.

A dependência nesses números pode ser ainda espelhada na entrega à competitividade, o que até poderia ser benéfico se a pessoa não usasse esses números para ‘inglês ver’, ou seja, para publicar nas redes sociais – afinal, fotografar o relógio ou fazer um screenshot do telemóvel é a prova mais ‘fiel’ de que se treinou à séria, ou pelo menos, a única prova instantânea que têm para mostrar.

Mas é ainda possível perceber se uma pessoa está demasiado dependente de números se esta ficar demasiado emocionada com o que vê. De acordo com a publicação, as pessoas que se focam apenas nesta métrica tendem a avaliar o sucesso da atividade de forma positiva ou negativa consoante os números e não consoante a sensação de dever cumprido ou de capacidade de ultrapassar as adversidades. Se o número de calorias gasto ficou abaixo da expectativa, é possível que a pessoa se sinta em baixo, mesmo sentindo (lá no fundo) que fez o melhor treino de sempre, por exemplo.

Contudo, o efeito destes equipamentos e aplicações móveis não é igual em todas as pessoas e, em alguns casos, pode mesmo ser a melhor forma de melhorar o desempenho e ter uma noção da evolução do treino. Porém, e mais uma vez, tal apenas é benéfico quando não são apenas os números a falar mais alto. É preciso combinar sempre estes dados com outros fatores, como o aumento de energia, a sensação de bem-estar, a saúde, a felicidade em treinar, etc.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório