Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Como o botox pode ajudar a tratar os mais variados problemas de saúde

É comummente associado à estética e ao fim das rugas, mas pode ser usado no tratamento de um vasto leque de condições. Veja os vários usos que o botox pode ter.

Como o botox pode ajudar a tratar os mais variados problemas de saúde
Notícias ao Minuto

08:44 - 10/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Toxina botulínica tipo A. Botox, para os amigos. Esta neurotoxina produzida através da bactéria ‘clostridium botulinum’ é uma das principais protagonistas dos tratamentos estéticos anti-rugas por permitir um preenchimento das partes mais flácidas e descaídas, dando um aspeto mais jovem e saudável às pessoas.

Mas o botox vai muito além dos cuidados de beleza. Como mostra o site da revista Veja, esta substância – usada pela primeira vez para suavizar a pele há 30 anos – pode ser uma aliada no tratamento de vários problemas de saúde, seja a nível cardiovascular, neurológico, ortopédico ou até gástrico.

O botox tem sido usado no controlo da acalásia, uma condição causada por problemas no movimento do esófago e que dá origem à azia e ao refluxo gástrico. Neste procedimento, a substância é administrada no esófago, mais concretamente no músculo esfíncter.

Quem sofre da síndrome da dor femoro-patelar pode também recorrer ao botox, que é aplicado no músculo do joelho de forma a aliviar a dor e inflamação. O mesmo acontece com quem sofre constantemente de enxaquecas ou teve a infelicidade de ficar com um torcicolo. Em ambos os casos, o botox é administrado na parte de trás do pescoço, conseguindo reduzir a quantidade de vezes que ambos os problemas acontecem.

A incontinência urinária pode também ser controlada com o uso da Toxina botulínica tipo A, tal como a hiperplasia benigna, um problema que leva ao aumento da próstata.

Controlar a arritmia cardíaca provocada por procedimentos cirúrgicos ao coração é outra das finalidades do botox, aplicado às terminações nervosas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório