Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Se eu fui curado de hepatite C, qualquer pessoa pode ser"

Cerca de 30% das pessoas com hepatite C não sabem que estão infetadas. Luís recebeu o diagnóstico em 1996, atualmente está curado.

Notícias ao Minuto

19:10 - 28/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Dia das Hepatites

A propósito do Dia Mundial das Hepatites, que se assinala hoje, dia 28 de julho, partilhamos consigo a história de Luís Mendão, ex-doente confrontado com hepatite C e diagnóstico de co-infecção pelo VIH.

Luís Mendão, que atualmente é o presidente do GAT (Grupo de Ativistas em Tratamentos) e da ETAG (Grupo Europeu de Tratamento da Sida), partilhou a sua história no site da campanha europeia Committed to Cure, e destaca: “Se eu fui curado da hepatite C, qualquer pessoa pode ser”. No vídeo acima pode ver algumas partes do seu testemunho.

Antes de ser diagnosticado, Luís passou dois a três anos a sentir-se muito mal, mas não conseguiu dar um nome à sua doença. Foram várias as visitas a uma variedade de departamentos e médicos que resultaram no diagnóstico de depressão, que ele sabia ser impreciso. Luís estava a lutar com a sensação de letargia e era incapaz de se mover, mas sabia que isso era devido a problemas com o seu corpo, ao invés de problemas com a sua mente.

Depois, ao ser diagnosticado com hepatite C, sentiu uma sensação de alívio pois havia uma condição médica, um nome que ele podia atribuir à doença que estava a sentir. Enquanto viveu com a doença sentiu pessoalmente o estigma comum que existe da associação da hepatite à toma de drogas – uma perceção errada.

Estima-se que cerca de 30% das pessoas com hepatite C não sabem que estão infetadas. Para elas as inovações no tratamento poderiam ser sinónimo de cura, bastaria um teste.

Os doentes estão a abrir caminho para que a eliminação da hepatite C seja a próxima grande conquista da humanidade. Para aumentar a consciencialização para a doença e, mais importante, para o facto de ela ser curável, no Dia Mundial da Hepatite (28 de julho) a campanha europeia Committed to Cure convida todas as pessoas a partilha uma ‘c-selfie’ e utilizar a hastag #CisForCure nas redes sociais ou no site.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório