Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Hábitos de sono têm impacto no desenvolvimento cerebral de adolescentes

Segundo um novo estudo, os adolescentes que ficam acordados até mais tarde têm um risco maior de ter, a longo prazo, problemas comportamentais e não só.

Hábitos de sono têm impacto no desenvolvimento cerebral de adolescentes
Notícias ao Minuto

11:11 - 08/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Foi publicado, recentemente, um novo estudo onde se analisou os hábitos de sono dos adolescentes e o seu impacto, a longo prazo, no desenvolvimento cerebral e não só. Assim, os investigadores concluíram que entre os adolescentes que estavam acordados até mais tarde, o risco de problemas comportamentais era maior. 

Para o estudo, disponível online, os investigadores recrutaram mais de 200 adolescentes e os seus pais. Todos preencheram questionários sobre os hábitos de sono dos adolescentes, que foram repetidos, várias vezes, ao longo dos próximos sete anos.

Leia Também: Ómega-3 pode ajudar a melhorar capacidade de concentração de adolescentes

Além disto, os adolescentes fizeram um exame ao cérebro, a cada sete anos, para analisar o desenvolvimento cerebral. Assim, este tornou-se o primeiro estudo "a examinar como as mudanças nas preferências de sono podem afetar o crescimento da matéria branca ao longo do tempo", dizem os investigadores, no portal Science Alert. 

Graças a estas informações, foi possível entender que os adolescentes que começaram a estar acordados mais horas à noite, no início da adolescência (entre os 12 e 13 anos), estavam mais em risco de ter problemas comportamentais, a longo prazo. 

Algo que inclui agressividade, quebra de regras e comportamentos antissociais. No entanto, não estavam mais em risco de problemas emocionais, como ansiedade ou até mau humor.

Além disto, esta investigação também concluiu que entre os adolescentes que começaram a estar acordados até mais tarde o desenvolvimento cerebral é diferente.

Os investigadores dizem que a matéria branca dos seus cérebros não aumentava ao mesmo ritmo quando comparada com a que é relativa a adolescentes com hábitos de sono mais corretos. 

Leia Também: Risco de AVC aumenta em jovens que consomem muito álcool

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório