Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Um Cavalo de Troia". Medicamento retarda avanço do cancro da mama

O fármaco retardou a progressão da doença em 75,8% dos pacientes que participaram num estudo e fez com que o tumor desaparecesse em 16% dos participantes. 

"Um Cavalo de Troia". Medicamento retarda avanço do cancro da mama
Notícias ao Minuto

17:06 - 18/09/21 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Cancro

Um novo estudo demonstrou que o tratamento do cancro da mama metastático HER2-positivo com o medicamento Trastuzumabe Deruxtecan retardou a progressão da doença em 75,8% dos pacientes, em 12 meses, e fez desaparecer o tumor em 16% dos participantes. 

O diretor do International Breast Cancer Center (IBCC), Javier Cortés, apresentou o ensaio clínico 'DESTINY Breast-03' este sábado no Simpósio Presidencial do Congresso ESMO 2021, onde destacou que o novo tratamento funciona como um "cavalo de Troia" e se revela, na sua opinião, altamente eficaz contra este tipo de cancro de mama.

Segundo o El Periódico, o fármaco é um anticorpo ou proteína que funciona como um tipo de quimioterapia oculta para células tumorais. Esse anticorpo liga-se ao recetor HER2, que se encontra na membrana das células tumorais, e entra no seu interior, sendo capaz de libertar a quimioterapia.

Para Javier Cortés, a ação deste medicamento é "tremendamente poderosa e muito significativa", já que pode travar a progressão da doença e, em alguns casos, levar à cura. 

O diretor do International Breast Cancer Center, um centro especializado no cancro da mama em Espanha, apelou à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para que seja alterada a atual ficha do fármaco, permitindo a sua utilização em pacientes que receberam apenas uma forma de tratamento desde que foram diagnosticados. 

As autores do estudo defendem ainda que este fármaco poderá mudar o futuro do tratamento do cancro de mama metastático HER2-positivo, que representa 15% dos tumores de mama diagnosticados e é um dos subtipos mais comuns desta neoplasia. 

Leia Também: Jovem morre de cancro após 12 consultas. Médico só diagnosticou ansiedade

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório