Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Condeixa Foodlab: Formação em gastronomia regional em junho e julho

A Escola de Condeixa Foodlab anunciou hoje as atividades de formação na área da gastronomia regional, programadas para este mês de junho e julho, destinadas a profissionais e ao público em geral.

Condeixa Foodlab: Formação em gastronomia regional em junho e julho
Notícias ao Minuto

17:10 - 08/06/21 por Lusa

Lifestyle Gastronomia regional

"Ao longo do tempo queremos fazer neste espaço, workshops, ações de formação, quer dirigidas a profissionais, a empresas, que são os primeiros beneficiários deste projeto, quer para o público em geral", disse hoje, em conferência de impressa, o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques.

A antiga escola primária feminina de Condeixa-a-Nova (distrito de Coimbra) foi reabilitada e agora prepara-se para receber profissionais e público em geral, para a concretização de ações de formação para os meses de junho e julho.

"Pretende-se criação de valor, que é a gastronomia, e este é o espaço para essa experimentação, para esses 'workshops', com linhas inovadoras nesta área, utilizando os produtos tradicionais da região", referiu o presidente do município de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa.

Será realizada uma sessão de esclarecimento no dia 15 de junho, gratuita, destinada a todos os interessados, onde trata da Certificação Escolar e Profissional - Centro Qualifica.

A iniciativa neste momento conta com seis 'workshops' presenciais, na Escola de Condeixa Foodlab, com a duração de três horas cada.

Três destes 'workshops' são destinados a profissionais, sem qualquer custo, e os outros três destinados ao público em geral, no valor de 25 euros.

O número de vagas de cada iniciativa é limitado, de modo a cumprir as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS).

As inscrições podem ser feitas através do 'site' academiadigital.turismodeportugal.pt.

Está prevista uma ação de quatro horas por dia, com tipologia 'summer schoool', destinada a jovens dos 12 aos 16 anos, nos dias 28, 29 e 30 de julho, com um custo de 60 euros.

"Quem participar nestas iniciativas vai conhecer o produto e confecioná-lo. Queremos que saiam daqui preparados para executar os pratos nas suas casas", sublinhou o chef Emanuel Faria, na demonstração daquilo que vão ser os 'workshops'.

"O objetivo é apostar no produto português, valorizar a cozinha, apostando em novas técnicas sem desvirtuar o produto", sustentou.

"Neste momento estão previstas sessões até novembro de 2021, com vários destinatários, bem como, sessões de informação, aulas abertas em áreas distintas, e ainda abordadas a questão das marcas alimentares e daquilo que vai ser os 'alimentos do amanhã'", indicou o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito.

"Vamos também trabalhar com os produtos definidos na Região Europeia da Gastronomia, com o cuidado de envolver aquilo que são os agentes privados e de lhes criar condições para que tenham um posicionamento diferente", acrescentou.

A Escola de Condeixa Foodlab organizou estas iniciativas numa colaboração entre o município de Condeixa-a-Nova, o Turismo de Portugal, e a CIM da Região de Coimbra.

Este é mais um projeto que integra a distinção Região de Coimbra: Região Europeia de gastronomia 2021-2022.

A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 17 municípios que integram o distrito de Coimbra - Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares - e pelos municípios da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

Leia Também: Sugestão para o jantar: Tártaro de carne de vaca bem marinado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório