Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2021
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Duas coisas que tem de fazer antes de ser vacinado para aumentar eficácia

Numa altura em que muitas pessoas se preparam para receberem a vacina contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, saiba o que pode fazer para tornar a imunização o mais eficaz possível.

Duas coisas que tem de fazer antes de ser vacinado para aumentar eficácia

Atualmente, ser vacinado parece ser a única forma concreta de proteger a população da Covid-19. No entanto, e de acordo com um novo estudo, de modo a garantir a eficiência do tratamento não basta receber a imunização, reporta um artigo publicado no jornal Times of India. 

A pesquisa aponta que existem duas coisas específicas que tem de fazer antes de ser vacinado para aumentar a sua probabilidade de funcionar, nomeadamente dormir bem e exercitar-se. 

O argumento é simples. A vacina sozinha não consegue protegê-lo do vírus caso o seu sistema imunitário esteja debilitado. De forma a que o corpo otimize o mais possível a resposta à vacina, é fundamental ter um sistema interno sólido, visto que este pode ser facilmente ser afetado por condições como depressão e stress. 

Por outras palavras, sofrer de stress em excesso ou de depressão podem potencialmente diminuir a imunidade ao vírus. Todavia, o estudo divulgado no Journal Perspectives on Psychological Science, indica que dormir e praticar exercício são duas atividades capazes de aumentar a resposta imunitária, mesmo entre aqueles que sofrem de problemas ou de doenças capazes de por si só deteriorarem a imunidade a longo prazo. 

Como tal, os investigadores recomendam que aqueles que planeiam tomar a vacina durmam adequadamente e pratiquem exercício moderado a intenso pelo menos 24 horas previamente a serem vacinados. 

Este não é o primeiro estudo a associar o sono e nível de atividade física com uma melhor resposta do organismo à vacinação. Outra pesquisa publicada no International Journal of Behavioral Medicine apurou que as vacinas da gripe são mais eficazes em pessoas que dormem horas suficientes duas noites antes de lhes ser administrado o imunizante. Uma resposta semelhante também foi detetada na toma de vacinas para a hepatite A e B. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório