Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Air: A tecnologia Nike que revolucionou as solas dos ténis mais icónicos

Quando falamos da cultura do estilo urbano, especialmente de ténis, falamos inevitavelmente da Nike. A marca responsável por esta tendência é hoje reconhecida internacionalmente por ter uma das evoluções mais icónicas do setor. A JD Sports recorda os modelos futuristas de uma das marcas mais procuradas pelos consumidores, que se distingue pela incorporação da tecnologia ‘Air’ nas solas clássicas dos ténis.

Air: A tecnologia Nike que revolucionou as solas dos ténis mais icónicos
Notícias ao Minuto

19:00 - 17/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Nike

Os famosos ‘Air Max’, conhecidos pela câmara de ar na sola, foram lançados pela primeira vez no final da década de 80, com o modelo  ‘Air Max 1’. Mas já no final dos anos 70, e embora de forma não visível, os Nike Tailwind apresentavam esta mesma tecnologia de amortecimento. Por este motivo, Tinder Hatfield, designer da Nike, decidiu mostrá-la aos desportistas e amantes do running – o público-alvo do produto na altura –, para que entendessem melhor as suas vantagens.

Com o lançamento do modelo ‘Air Max 1’, deu-se início a uma mudança de paradigma na história dos ténis, que continuou com vários lançamentos na procura do aperfeiçoamento deste amortecimento.

Em 1991,  chegaram os ‘Air Max 180’ – os primeiros com uma câmara de ar visível a 180 graus, possível pela eliminação da espuma entre a sola e a cápsula de ar. Só em 2006, com o lançamento do modelo ‘Air Max 360’, foi cumprido o objetivo de eliminar a totalidade da espuma dos ténis. Nesta fase, a Nike alcançou o desejo de fabricar ténis com a sola composta apenas por ar, aumentando a estabilidade do amortecimento.

Notícias ao Minuto© Nike

Dez anos mais tarde (2015), a Nike surge com um novo foco: o de aumentar a flexibilidade dos ténis. Foi assim que surgiram os ‘Air Max 2015’, com construção tubular, nos quais foram incluídas fendas flexíveis criadas para as cápsulas de ar já existentes.

Os fãs da tecnologia Air podem encontrar alguns modelos exclusivos na JD Sports.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório