Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O leitor perguntou: Unhas amarelas podem ser sinal de doença?

Sim, unhas amareladas podem ser sinal de algumas doenças.

O leitor perguntou: Unhas amarelas podem ser sinal de doença?
Notícias ao Minuto

15:30 - 04/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Unhas amarelas

Dentre elas podemos destacar as doenças do fígado, como hepatites e cirrose; doenças autoimunes, como a diabetes, artrite reumatóide e tireoidites; doenças do sistema sanguíneo, como as talassemia e ainda, doenças pulmonares como a bronquite e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Contudo, ter as unhas mais amarelas nem sempre é indicador de doneças. Por exemplo os idosos podem apresentar unhas amareladas sem ser um sinal de anormalidade; o uso prolongado de medicamentos, como os antibióticos; o contacto frequente com água e produtos de limpeza; a ingestão excessiva de alimentos com caroteno, por exemplo a cenoura, abóbora e batata-doce, chamada carotenemia, podem causar o tom amarelo não só das unhas, como da pele. 

Pessoas que têm as unhas dos pés muito compridas também podem ficar com as unhas amareladas. Nesse caso, a alteração da cor é causada pelo descolamento da unha que, por estar muito comprida,.

Dentre as doenças, as principais responsáveis por deixar as unhas amarelas são a micose, o diabetes e os problemas pulmonares.

A onicomicose (micose na unha) é causada por fungos que consomem a proteína que forma a unha, deixando-a mais grossa, fraca e quebradiça ou rígida. Nas doenças respiratórias, as unhas engrossam, crescem muito devagar e vão ficando mais amarelas.

As unhas saudáveis possuem uma aparência brilhante, não costumam lascar ou apresentar sinais de falta de hidratação. Unhas que mudam de coloração, descamam, escurecem, apresentam ranhuras ou manchas podem indicar diversos problemas de saúde.

Para avaliar se o tom amarelado da unha é ou não sinal de alguma doença, consulte um médico dermatologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório