Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Tradição na doçaria nacional: Doces do Freixo celebram o seu bicentenário

Os Doces do Freixo, originários de Marco de Canaveses, comemoram este ano duzentos anos de História. A tradição secular presente na receita original dos Doces do Freixo passou de geração em geração e manteve-se fiel até aos dias de hoje.

A data simbólica não passou despercebida e estes doces integram agora a nova emissão-base filatélica dos CTT - Correios de Portugal, numa edição dedicada aos ‘Doces Tradicionais de Portugal’. As Fatias do Freixo são representadas no terceiro grupo de selos autoadesivos para envios na Europa.

Além disso, as Fatias do Freixo, receberam esta terça-feira, dia 16 de abril, o Selo de Doce Oficial Nomeado às 7 Maravilhas Doces de Portugal, a competição que elege os marcos gastronómicos do nosso país.

Nas mesas da Páscoa e de Natal é já comum encontrarem-se Doces do Freixo, típicos da região Norte do país.

Os Doces do Freixo são os únicos doces regionais de Marco de Canaveses com verdadeira tradição histórica. A Casa dos Lenteirões, onde são confecionados, iniciou a sua nobre atividade gastronómica em 1819. Desde então, tem apostado em manter todos os produtos originais, sem alterações, com a verdadeira qualidade artesanal e regional que se espera da doçaria de origem conventual, representante oficial do concelho. Os produtos utilizados na confecção dos Doces do Freixo são todos naturais, sendo estes mais de cinquenta por cento, produtos oriundos da região e de produtores da zona.

Há cerca de dois séculos que a tradição e os costumes desta casa ficam no seio familiar e passam de geração em geração. Maria Helena Vieira da Silva é a matriarca desta família e a grande responsável pela continuidade deste manjar dos Deuses.

Localizada entre o Rio Tâmega e a cidade romana de Tongobriga, a Casa dos Lenteirões é hoje o ponto de encontro de vários turistas que por ali passam.

A especialidade são as famosas Fatias do Freixo, uma iguaria que o rei D. Luís I exigia ter nos seus banquetes. Além das Fatias, os Doces do Freixo produzem ainda cavacas, biscoitos, pão-de-ló, pão-de-ló húmido, bolo-rei, rolos (vulgarmente conhecidas como tortas) e bolos de gema, com toda a qualidade e rigor.

Entre os saberes antigos e a contemporaneidade, os Doces do Freixo seguem a tendência de mercado das lojas gourmet e mantêm-se atualizados, expandido a sua área de abrangência para a cidade do Porto, com uma banca de venda ao público no Mercado Bom Sucesso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório