Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sabe lavar o cabelo? Provavelmente está a fazê-lo de forma errada

Embora todos saibamos a importância de cuidar bem do cabelo, muitos esquecem-se de como devem ser cuidadosos ao lavar os fios para que se mantenham saúdáveis e cheios de vitalidade.

Sabe lavar o cabelo? Provavelmente está a fazê-lo de forma errada
Notícias ao Minuto

13:00 - 12/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cabeleira farta

É importante saber que a lavagem adequada é extremamente importante para a aparência e saúde do cabelo.

Este guia simples irá ensinar-lhe em sete passos o caminho certo para lavar os seus fios.

Passo 1: Escove o cabelo

Antes do banho, penteie suavemente o cabelo. Pentear irá estimular o fluxo de sangue para o couro cabeludo e também ajudar a reduzir a quebra de cabelo que ocorre quando coloca o champô ou o amaciador. O aumento do fluxo sanguíneo para o couro cabeludo ajuda os cabelos a obter os nutrientes de que necessitam, e isso pode prevenir a caspa, a psoríase, a queda de cabelo e até estimular o crescimento.

Passo 2: Lave o cabelo com água morna

O primeiro passo no banho é molhar o cabelo com água morna, pois a água muito quente seca o couro cabeludo e prejudica a vitalidade dos fios. Depois de molhar a cabeça, pode passar o champô – mas não abuse na quantidade. Aplique apenas 10 ml de champô, o que equivale a duas colheres de chá, já que muitos produtos para os fios contêm químicos que são prejudiciais para a pele. 

Passo 3: Massageie o couro cabeludo em movimentos circulares

A maioria das pessoas enxaguam o cabelo imediatamente depois que a espuma se forma, no entanto, trata-se de um erro. Antes de tirar o champô, massageie o couro cabeludo em movimentos circulares por pelo menos dois minutos. Massagear com as pontas dos dedos estimulará o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e também ajudará a acelerar o processo de lavagem.

Passo 4: Condicionador

É importante saber que a água reduz a eficácia dos condicionadores e, portanto, recomenda-se torcer o cabelo antes de passar para essa etapa. Depois de fazer isso, coloque uma quantidade generosa de condicionador na mão e massageie-o os cabelos, das extremidades até as raízes. Este método vai dar ao cabelo a humidade máxima, fortalecê-lo e adicionar mais brilho.

Passo 5: Lave o cabelo água fria

Depois de usar o condicionador, lave o cabelo apenas com água fria. Lavar o cabelo a uma temperatura baixa ajudará a selar a camada externa das fibras e, assim, proteger o cabelo contra danos ao longo do dia.

Passo 6: Secar o cabelo

No final do banho, seque os cabelos delicadamente apenas com uma toalha seca, para evitar quebrar ou puxar o cabelo. Se optar por usar um secador de cabelo, certifique-se de secar a partir das raízes do cabelo e não das pontas, isso ajudará a selar a camada externa do cabelo (cutícula). A cutícula protege o cabelo de danos e outros perigos e é responsável pela força das fibras do cabelo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório