Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Entenda o perigo de alimentar as crianças com uma dieta vegan

Geralmente o consumo de proteína não é o problema, já que esse nutriente é extremamente (e até mais) abundante nas plantas, porém conseguir ingerir vitaminas e minerais suficientes poder ser mais problemático.

Entenda o perigo de alimentar as crianças com uma dieta vegan
Notícias ao Minuto

11:30 - 08/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Num novo artigo publicado no periódico científico The Conversation, Shirley Hinde and Ruth Farichild, especialistas em nutrição da Universidade Cardiff Metropolitan, na Irlanda do Norte, revelaram quais são os perigos inerentes de escolher alimentar os mais novos com uma dieta vegan.

Enquanto que o consumo de proteína suficiente não é geralmente preocupante, a verdade é que existe o perigo real de se dar uma ingestão deficitária de vitaminais e minerais.

As especialistas disseram: “O problema de uma dieta à base de plantas é que não fornece certas vitaminas e minerais, tais como o ferro, cálcio, iodo, zinco e vitaminas B12 e D”.

“Nas plantas, esses minerais não estão apenas restritos a certas fontes, mas também são mais difíceis de absorver pelo corpo humano porque podem estar vinculados à fibra nas plantas”.

Consumir ferro suficiente a partir de uma dieta vegetal, também é segundo as nutricionistas mais complicado.

“Até o consumo de uma dieta vegan variada tem o potencial de causar uma variedade de problemas no crescimento e desenvolvimento dos bebés”.

“Não comer laticínios ou ovos retira do ponto de vista nutricional uma via eficaz do organismo receber vitaminas e nutrientes vitais”.

“Um regime alimentar vegan é ainda baixo em gorduras (que são uma importante fonte de energia para um corpo em crescimento) e pode ainda apresentar um teor menor de açúcares naturais, devido à falta de leite, uma fonte natural de açúcar proveniente da lactose”, explicaram.

Ao invés, as investigadoras sugerem que os pais incluam pelo menos ovos nas dietas das crianças.

Acrescentando: “Se os pais são vegans há algum tempo e têm uma atitude sensível e responsável, então não há motivos para que o bebé não possa em grande parte seguir uma dieta sobretudo vegan e variada”.

“Esse regime alimentar idealmente incorporaria uma quantidade limitada de cereais integrais e incluiria ocasionalmente ovos e leite, de modo a complementar os alimentos de origem vegetal”, concluíram.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório