Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O leitor perguntou: Afinal, quantos dias por semana devo correr?

Correr faz bem ao físico, mas também à mente. Trata-se ainda de uma atividade inclusiva e sem custos – de facto, tudo o que precisa é de uns ténis e de um pedaço de estrada.

O leitor perguntou: Afinal, quantos dias por semana devo correr?
Notícias ao Minuto

10:00 - 16/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Como tal, não é de admirar que a corrida se esteja a tornar num do tipos de exercício físico mais populares.

Todavia, se é um recém chegado ao running, poderá ser difícil saber com que frequência deve correr. E poderá ser inclusive tentador pensar ‘quanto mais melhor’, mas será que tal inferência é verdadeira? Afinal, quantas vezes por semana deve correr?

A resposta é relativamente simples e depende da experiência e objetivos do individuo.

Se começou a correr há pouco tempo, deverá optar por praticar essa atividade duas vezes por semana. Já se for um veterano poderá fazê-lo diariamente.

Os especialistas explicam que começar é a melhor forma de ganhar resistência. Ou seja, correr sete dias por semana quando o corpo não está habituado poderá aumentar o risco de lesões e consequentemente atrasar a progressão do atleta.

Mais ainda, não deve restringir-se apenas à corrida. Se deseja ser um corredor de qualidade, deverá praticar igualmente treino de força ou musculação, de modo a tonificar o corpo, conseguir alcançar a melhor forma possível e consequentemente otimizar a sua performance enquanto desportista.

Charlie Dark, o fundador do movimento e comunidade de corrida Run Dem Crew, disse em declarações à publicação britânica Metro.co.uk: “Correr é um processo intensamente individual. Ir correr não deve ser visto como um castigo, deve ser algo porque anseia”.

“Corra pouco ou muito, no final deverá sentir-se bem física e psicologicamente”.

Dark, refere que após uma fase inicial correr três vezes por semana, em complemento com a prática de treino de força e dias de descanso, é o ideal.

O especialista salienta ainda que correr em dias alternados é uma ótima forma de garantir que o corpo repousa, permitindo que os músculos descansem antes da próxima sessão de running. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório