Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Comer poucos carboidratos reduz expetativa de vida, revela novo estudo

Sim, reduzir em excesso a ingestão de hidratos de carbono não faz simplesmente com que a maioria dos indivíduos ‘perca a vontade de viver’, a verdade é que também pode reduzir a esperança média de vida em quatro anos.

Comer poucos carboidratos reduz expetativa de vida, revela novo estudo
Notícias ao Minuto

20:00 - 17/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Não se prive

As dietas low carb têm-se popularizado ao longo dos últimos anos, sobretudo entre aqueles indivíduos que desejam perder peso. Mais ainda, várias pesquisas sugeriram que aquele tipo de regime alimentar pode de facto diminuir o risco de incidência de algumas doenças.

Todavia, um estudo realizado nos Estados Unidos ao longo de 25 anos, e divulgado pela BBC News, indica que ao invés um corte moderado no consumo de carboidratos - ou a troca de carne por proteínas e gorduras vegetais - é mais saudável.

Na pesquisa, publicada no periódico científico The Lancet Public Health, 15,4 mil indivíduos preencheram questionários sobre os alimentos e bebidas que consumiam, bem como sobre o tamanho das porções.

Tendo como base essa informação, os cientistas estimaram a proporção de calorias que recebiam provenientes dos hidratos, gorduras e proteínas.

Após acompanharem o grupo durante 25 anos, os investigadores descobriram que aqueles que obtinham entre 50% e 55% da sua energia oriunda de carboidratos - grupo com consumo moderado de carboidratos - tinham um risco ligeiramente menor de morte quando comparados com aqueles com baixo e alto consumo.

Os hidratos de carbono incluem vegetais, frutas e açúcar, mas a principal fonte reside em alimentos ricos em amido, como batatas, pão, arroz, massa e cereais.

Os investigadores estimam que, a partir dos 50 anos de idade, indivíduos com o consumo moderado devem viver em média mais 33 anos. O que representa quatro anos a mais do que as pessoas que recebiam 30% ou menos de sua energia a partir de hidratos de carbono (grupo chamado de ‘extrabaixo carboidrato’).

As pessoas com consumo moderado também apresentam uma expetativa de vida de 2,3 anos a mais do que as que obtém de 30% a 40% de sua energia dessa fonte, o grupo chamado ‘baixo-carboidrato’. E, vivem ainda 1,1 anos a mais que o grupo de 65% ou mais de carboidratos (considerado ‘alto carboidrato’).

Os resultados foram semelhantes a estudos anteriores com os quais os autores compararam o seu trabalho, que incluíram mais de 400 mil pessoas de mais de 20 países.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório