Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Há medidas a adotar em viagem que tornam a sua pegada bem mais ecológica

Segundo o Huffigton Post, o turismo é responsável por 8% das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estudo.

Há medidas a adotar em viagem que tornam a sua pegada bem mais ecológica
Notícias ao Minuto

09:00 - 13/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Viajar

A percentagem de oito valores, que é apontada ao turismo é alarmante para quem tem consciência do impacto de cada ser humano e procura tomar uma atitude mais ecologicamente consciente neste sentido. Diz o site britânico que as três grandes áreas responsáveis pela emissão de tais gases são os transportes, a comida e o comércio.

Para reduzir tal impacto, há simples medidas a tomar, que deverão servir como exemplo a outros casos, alterando os atuais valores que refletem o caminho pouco correto por que tem vindo a seguir o negócio das viagens e do turismo:

‘Pague’ pela compensação de carbono

Porque cada voo emite uma certa quantidade de carbono, algumas companhias aéreas oferecem, durante a reserva da própria viagem, a possibilidade de se doar um certo valor a programas de redução de carbono, que trabalham no sentido de balançar os valores do carbono presentes no ambiente, por exemplo, através de projetos de plantação de árvores.

Pense nos transportes que vai usar no país a visitar

Não há melhor forma de conhecer a cidade do que andar a pé. Certas cidades convidam também a um passeio de bicicleta que facilmente se aluga ou, no caso de ter de se deslocar a distâncias maiores, opte por transportes públicos como autocarro ou comboio.

Compre produtos locais

Seja bens essenciais ou souvenirs, opte sempre pelo comércio local. É uma forma de reduzir o carbono emitido no transporte de mercadoria. Até porque esta é uma forma de conhecer a cultura local.

...e coma local, também

Optar por alimentos locais é outra forma de garantir uma atitude mais sustentável e que não conta com a poluição inevitável do transporte dos produtos.

Prefira o comboio ao avião

Há muito a conhecer na Europa - sempre que possível, opte por viajar de comboio em vez de avião, o impacto ambiental é muito menor além de que, em princípio, irá poupar dinheiro.

Procure hostels e excursões certificadas com acreditação sustentável

Tanto em alojamentos como em serviços de excursões, há cada vez um maior cuidado por serviços que não poluam o ambiente.

Corte no desperdício de plástico

Provavelmente já se apercebeu da quantidade de plástico que gastamos diariamente. Estar em viagem não é desculpa para se desleixar desta prática.

Confirme se as atrações que visita estão protegidas

Há uma lista de atrações protegidas pela UNESCO, são espaços como templos, castelos ou ruínas que passaram por uma certificação de sustentabilidade, que garante que a atração se adapta ao impacto do turismo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório