Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

TAP deve dar "formação específica" a pilotos sobre combustível

Especialistas espanhóis de aeronáutica recomendam à transportadora aérea portuguesa TAP que transmita "formação específica" aos seus tripulantes sobre a forma de atuar quando as aeronaves têm pouco combustível.

TAP deve dar "formação específica" a pilotos sobre combustível
Notícias ao Minuto

12:17 - 09/04/18 por Lusa

Economia Especialista

"Recomenda-se ao operador TAP Portugal que transmita formação específica aos seus tripulantes no que diz respeito à utilização de comunicações de 'minimum fuel' [combustível reduzido] e 'mayday fuel' [situação de emergência por falta de combustível]", segundo as conclusões de um relatório sobre a aterragem de um avião da TAP no aeroporto de Santiago de Compostela, na Galiza.

Em resposta à agência Lusa, a transportadora portuguesa informou "já ter desde sempre essa formação específica" e que esta é uma "recomendação normal" neste tipo de relatórios.

A Comissão de Investigação do Acidente e Incidentes de Aviação Civil, dependente do Ministério do Fomento espanhol, divulgou o relatório final sobre a ida em 10 de outubro de 2016 de um Airbus A-319-111 da transportadora portuguesa para aquele aeroporto, depois de não ter conseguido aterrar nos do Porto e de Vigo.

De acordo com os técnicos, "o uso adequado das comunicações por parte da tripulação", no que respeita à gestão do combustível, "poderia ter evitado a situação de emergência" que originou a investigação.

A investigação também recomenda que o aeroporto do Porto e o de Santiago de Compostela devem estabelecer "um procedimento de coordenação" entre eles.

O incidente teve lugar quando o Airbus da TAP, com 75 passageiros e seis tripulantes a bordo, que voava da Madeira para o Porto, foi impedido de aterrar neste aeroporto devido à falta de visibilidade.

O aeroporto alternativo era o de Vigo, que também rejeitou o avião por falta de capacidade de estacionamento para a aeronave, tendo aterrado, posteriormente, em Santiago de Compostela quando foi lançado o alerta de falta de combustível.

No percurso, o avião foi ficando sem combustível, mas a tripulação não comunicou a primeira fase do alerta previsto nas regras internacionais, denominado 'minimum fuel', tendo transmitido apenas a segunda fase, 'mayday fuel', quando já tinha passado o aeroporto de Vigo.

Os investigadores consideram que, apesar de não haver estacionamento disponível, o aeroporto de Vigo poderia ter "adotado medidas temporárias extraordinárias para aceitar a aeronave", se tivesse conhecimento da sua situação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório