Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 28º

BdP diz que parcerias com 'fintech' podem melhorar lucros de bancos

O governador do Banco de Portugal (BdP) disse hoje que os bancos tradicionais devem aliar-se às 'fintech' (empresas tecnológicas de serviços financeiros) para melhorar os serviços que prestam aos clientes e considerou que tal ajudará no crescimento da rentabilidade.

BdP diz que parcerias com 'fintech' podem melhorar lucros de bancos
Notícias ao Minuto

15:32 - 06/11/17 por Lusa

Economia Governador

"As tecnologias de informação e parcerias com outras entidades podem ser instrumentais para ajudar [os bancos tradicionais] a ultrapassarem o baixo crescimento da atividade financeira, a baixa rentabilidade e fazer crescer a reputação e confiança dos clientes", disse hoje Carlos Costa, em Lisboa.

O governador do Banco de Portugal falava na abertura da conferência 'Pay Challenge', sobre o futuro dos serviços de pagamento, tendo considerado que as "'fintech' não devem ser vistas apenas como concorrentes dos prestadores tradicionais [de serviços financeiros], mas como complementares e parceiras".

Carlos Costa antecipou ainda que o movimento de prosperidade das 'fintech', que já existe, se vai acentuar com a entrada em vigor, em 2018, da revisão da Diretiva Serviços de Pagamento, uma vez que facilitará a atuação de muitas empresas tecnológicas de serviços financeiros.

O termo 'fintech' resulta da junção em inglês das palavras 'financial' e 'technology' e é usado para designar empresas que criam inovações na área de serviços financeiros.

Estas empresas são conhecidas por oferecer produtos/serviços simples, intuitivos e automatizar processos.

O modelo de negócio das 'fintech' tem, em geral, custos reduzidos, assente em poucos trabalhadores, o que possibilita cobrar preços abaixo dos competidores tradicionais, caso dos grandes bancos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório