Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Dívida pública volta a bater máximos históricos em abril

Os dados divulgados esta manhã dão conta de um aumento muito relevante na dívida acumulada do Estado, e desta vez, nem a dívida líquida de depósitos trouxe boas notícias.

Dívida pública volta a bater máximos históricos em abril
Notícias ao Minuto

11:35 - 01/06/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

O Banco de Portugal divulgou esta quinta-feira de manhã o balanço de dívida pública de abril, e as notícias não são animadoras para as contas do Estado.

"Neste período, a dívida pública situou-se em 247,4 mil milhões de euros, aumentando 3,9 mil milhões de euros relativamente ao final de março", explica o banco regulador nacional numa nota estatística publicada no seu site oficial, antes de explicar as razões: "Esta variação reflete emissões líquidas de títulos de 3,5 mil milhões de euros e um incremento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,3 mil milhões de euros)".

O aumento da dívida pública não é novidade, e desde 2015, a tendência tem sido de aumento apesar de algumas descidas ocasionais.

O crescimento em abril coloca a dívida pública em novos máximos históricos, tanto na Ótica de Maastricht como no cálculo da dívida líquida de depósitos da Administração Central. Neste aspeto, abril também não trouxe boas notícias: "Os ativos em depósitos da administração central aumentaram 2,8 mil milhões de euros. A dívida pública líquida de depósitos da administração central registou, assim, um acréscimo de 1,1 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 227,6 mil milhões de euros".

A redução da dívida pública tem sido a némesis do Estado na batalha por credibilidade externa e tem impedido o aumento do rating português apesar dos bons resultados noutras áreas económicas.

[Notícia atualizada às 11h50]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório