Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Comprar carro vai ser mais caro. Emissões também pagam mais

Mais um passo na estratégia fiscal do Governo foi revelado na versão preliminar do Orçamento. O Imposto sobre Veículos aumenta em todos os escalões e o CO2 passa a custar mais.

Comprar carro vai ser mais caro. Emissões também pagam mais
Notícias ao Minuto

16:21 - 14/10/16 por Bruno Mourão

Economia Orçamento

O Imposto Sobre os Veículos vai sofrer uma revolução com resultados altamente penalizadores para os portugueses. De acordo com a primeira versão conhecida publicamente do Orçamento de 2017, a taxa a aplicar a novos veículos vendidos vai subir em todos os escalões, as emissões vão ficar mais caras e os veículos usados vão ter direito a menores deduções na importação.

Os carros novos passam a pagar em janeiro 0,98 euros por centímetro cúbico em motores até 1.000 c.c., um imposto de 1,06 euros em motores entre 1.000 e 1.250 c.c. e de 4,99 euros por centímetro cúbico nos motores acima dos 1.250 c.c.. Nas motas, triciclos e quadriciclos o ISV também aumenta em todos os escalões.

Os carros com matrículas definitivas comunitárias atribuídas por outros Estados membros da União Europeia vão ter menos ajuda na hora de pagar imposto, com uma redução da percentagem a pagar em carros com matrícula de menos de um ano a mais de 10 anos.

A outra alteração de grande relevância é a revisão em alta das taxas a cobrar pelas emissões de CO2 homologadas, que irá subir em todos os escalões de poluição ambiental nos carros a gasolina (equiparados aos movidos a GPL, gás natural ou butano) e a gasóleo (equiparados aos veículos a biodiesel).

[Notícia atualizada às 16h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório