Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Câmara de Viana pede redução do preço das portagens também na A28

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um pedido a enviar ao Governo para que inclua a A28 na lista de ex-scut que vão beneficiar da redução do valor das portagens.

Câmara de Viana pede redução do preço das portagens também na A28
Notícias ao Minuto

19:18 - 12/05/16 por Lusa

Economia Viação

A deliberação foi tomada no período antes da ordem do dia da reunião ordinária do executivo municipal na sequência da troca de acusações entre o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo relativamente à não inclusão da autoestrada que liga Viana do Castelo ao Porto no projeto de resolução aprovado, na semana passada, pelo Parlamento.

O projeto de resolução apresentado pelo PS prevê a redução do valor das portagens nas antigas scut (vias sem custos para o utilizador) A22, A23, A24 e A25.

A proposta de uma posição conjunta da Câmara da capital do Alto Minho junto do Governo partiu do autarca socialista depois de o vereador do PSD, Eduardo Teixeira, ter manifestado a necessidade de inverter aquela situação que classificou de "injusta e penalizadora".

No pedido, que também será encaminhado para todos os grupos parlamentares, a Câmara de Viana do Castelo vai solicitar ainda a relocalização do pórtico de Neiva da A28 "por estar a penalizar a mobilidade dentro do concelho".

Aquele pórtico, instalado na antiga scut A28 desde outubro de 2010 encontra-se precisamente à entrada de uma zona industrial do concelho.

No documento hoje aprovado, a Câmara Municipal refere que vai solicitar aos grupos parlamentares a marcação "com caráter de urgência" de uma reunião onde "estarão representadas todas as forças políticas com assento na autarquia".

"É um caso de justiça a isenção ou redução do valor das portagens na A28 visto estarmos numa zona de interior, e esta autoestrada servir uma zona transfronteiriça", explicou o autarca socialista José Maria Costa.

O vereador do PSD Eduardo Teixeira afirmou que o partido "sempre defendeu que a A28 nunca deveria ter sido portajada" e nesse sentido, defendeu que aquela autoestrada "não pode ficar forma das reduções previstas para outras autoestradas".

"A A28 foi a primeira a ser portajada com graves penalizações para o Alto Minho. Defendemos a discriminação positiva para A28 tal como a que está previsto aplicar noutras zonas ou então temos todos que pagar", frisou.

A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo explicou o apoio Àquela deliberação por "ter sempre defendido" a isenção ou redução do valor das portagens naquela ex-scut (autoestrada anteriormente sem custos para o utilizador).

"Sempre lutamos contra a introdução de portagens e congratulamo-nos por hoje a Câmara Municipal aprovar, por unanimidade, uma posição de defesa, junto do governo, da alteração desta situação", sustentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório