Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

"Processo de ajustamento em Portugal foi doloroso mas inevitável"

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, deu uma entrevista ao Etv, (reproduzida pelo Diário Económico desta quinta-feira), em que explicou que o processo de ajustamento em Portugal foi ?doloroso? mas ?inevitável? e que o país ?sairá mais forte desta crise?.

"Processo de ajustamento em Portugal foi doloroso mas inevitável"
Notícias ao Minuto

08:15 - 11/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Van Rompuy

Numa entrevista dada ao Etv e reproduzida pelo Diário Económico desta quinta-feira, o presidente do Conselho Europeu traçou uma perspetiva sobre o que mais marcou o seu mandato à frente da instituição, a pouco mais de um mês de deixar o cargo para ser substituído pelo polaco Donald Tusk.

“A União Europeia mudou drasticamente. Tínhamos uma moeda comum e isso era praticamente tudo. E depois descobrimos, em plena crise, que quando temos uma moeda comum precisamos de políticas comuns”, assumiu Herman Van Rompuy, certo de que é necessário “fazer mais em termos de convergência de políticas económicas”.

Assumindo ter sido “muito bem-sucedido na união orçamental e na união bancária, mas menos bem-sucedido na implementação de uma união económica”, o ex-primeiro-ministro da Bélgica frisou que Portugal foi dos poucos países a conseguir implementar “reformas estruturais”.

“Embora tenha sido um processo doloroso, era um processo inevitável. A economia portuguesa sairá mais forte desta crise. Levou mais tempo do que pensávamos. E ainda não chegamos lá. Mas, em todo o caso, Portugal, numa perspetiva de longo prazo, está no caminho certo. Não há alternativas a este tipo de política”, disse o homem que é líder da instituição desde junho de 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório