Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Gás? Governo assegura que temos "reservas no máximo" (acima de 100%)

O Ministério do Ambiente assegura que os "níveis de armazenamento situam-se nos 108%" e que "não há escassez" no mercado de gás.

Gás? Governo assegura que temos "reservas no máximo" (acima de 100%)
Notícias ao Minuto

09:44 - 19/10/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Gás natural

As reservas de gás em Portugal estão "no máximo", com os níveis de armazenamento nos 108%, assegurou fonte oficial do Ministério do Ambiente ao Notícias ao Minuto. O Governo garante que não há escassez no mercado, mesmo perante as notícias dos últimos dias que dão conta de uma redução do abastecimento por parte da Nigéria. 

"Portugal tem uma capacidade de Armazenamento total no Carriço de cerca de 3570 GWh, e neste momento os níveis de armazenamento situam-se nos 108%", disse fonte do gabinete do ministro Duarte Cordeiro, em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto.

Deste modo, "Portugal tem as reservas no máximo e não há escassez no mercado de gás", mas a mesma fonte assegurou que o "Governo está, como sempre, a monitorizar a situação".

A notícia, refira-se, foi avançada pelo Correio da Manhã e surge depois de a Nigéria ter alertado a Galp para "uma redução substancial na produção e fornecimento de gás natural liquefeito" devido às chuvas e inundações registadas na África Ocidental e Central, que pode meter em risco o abastecimento em Portugal. 

No seguimento deste anúncio, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática adiantou que "não existe neste momento qualquer confirmação de redução nas entregas de gás da Nigéria", afirmando não haver "escassez no mercado".

"Qualquer informação alarmista é desadequada, ainda mais em tempos de incerteza global", acrescentou o gabinete de Duarte Cordeiro.

Já depois disso, na terça-feira, a Galp disse que "não é claro neste momento" se as inundações da Nigéria, principal fornecedor nacional de gás natural, poderão causar ruturas adicionais de abastecimento e garantiu estar a monitorizar a situação.  

Leia Também: Galp afunda 6% em bolsa após notícia de corte de gás pela Nigéria

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório