Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de 507 mil pensionistas da CGA recebem hoje 'bónus' de meia pensão

Os cerca de 507 mil pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) recebem hoje o apoio criado para mitigar o impacto da inflação, de metade do valor da pensão, confirmou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Mais de 507 mil pensionistas da CGA recebem hoje 'bónus' de meia pensão
Notícias ao Minuto

06:44 - 19/10/22 por Lusa

Economia Caixa Geral de Aposentações

O complemento é pago por transferência bancária no mesmo dia do pagamento das pensões, chegando a 507.673 pensionistas da CGA, disse à Lusa fonte oficial do ministério liderado por Ana Mendes Godinho.

No caso dos pensionistas da Segurança Social, o apoio já foi pago no dia 10.

De acordo com o Governo, cerca de 2,7 milhões de pensionistas da Segurança Social e da CGA são abrangidos pela medida, sendo beneficiários do apoio quem recebe pensões de velhice, invalidez e sobrevivência.

A medida consiste no pagamento de um valor correspondente a metade de um mês da respetiva pensão. Por exemplo, um pensionista que receba 600 euros por mês recebe um apoio de 300 euros.

O valor do complemento excecional a pensionistas é tributado em sede de IRS, sendo a taxa de retenção na fonte a mesma que é aplicada habitualmente à pensão.

O apoio ficará excluído na determinação da taxa de IRS a aplicar no mês em que é pago, evitando-se a subida de escalão mas, no acerto do IRS no final do ano, o complemento é considerado para efeitos de imposto, seguindo as regras e taxas gerais.

A medida faz parte do pacote de apoios aprovado pelo Governo no início de setembro com o objetivo de compensar o impacto do aumento dos preços e terá um custo de cerca de 1.000 milhões de euros em 2022, segundo o executivo.

Leia Também: Valor médio das pensões da CGA aumenta 21% em junho para 1.619,8 euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório