Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

"Tem de se cortar alguma coisa nas pensões"

O economista António Nogueira Leite afirmou que o corte nas pensões deveria ser a prioridade do Governo, por outo lado defende que não é necessário “descer os salários”, dada a crise económica que Portugal atravessa, em entrevista ao Jornal de Negócios.

"Tem de se cortar alguma coisa nas pensões"
Notícias ao Minuto

09:49 - 18/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Nogueira Leite

“Tem de se cortar alguma coisa nas pensões”, quer da Caixa Geral de Aposentações, quer na Segurança Social, a começar pelas “pensões mais altas”, afirmou o vice-presidente do Forum para a Competitividade, António Nogueira Leite.

Desafiado pelo Jornal de Negócios a confessar qual seria a primeira medida que tomava se ocupasse o lugar do primeiro-ministro, Nogueira Leite respondeu que aplicaria cortes nas prestações sociais. Isto porque “as perspectivas de crescimento económico não são muito risonhas no horizonte dos próximos 10 a 15 anos”.

E o economista aponta a burla no caso BPN com um dos culpados para a situação em que o país se encontra. “Tenho imensa dificuldade em explicar como é que os contribuintes gastaram mais de seis milhões de euros no BPN e não há um único culpado”, lamentou Nogueira Leite, acrescentando que “o grande problema é que muitas das coisas que deveríamos fazer para, numa perspectiva política, as pessoas se sentirem confortáveis com todo este sacrifício, implicam perdas em áreas muito sensíveis”.

De acordo com Nogueira Leite, um segundo resgate em Portugal pode não chegar a acontecer e o Governo beneficiou com a crise política de Julho, já que “os dois partidos passaram a estar casados no Governo”.

O responsável pelo Forum para a Competitividade considera que não se pode fazer “uma queda abrupta do IRC e pedir tantos sacrifícios às famílias” e que não há “necessidade de descer salários”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório