Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O mercado está aberto. O que está arrumado e falta arrumar nos 'grandes'

Confira as movimentações já confirmadas por Benfica, FC Porto e Sporting, assim como os jogadores que, por uma ou outra razão, aguardam pela definição do futuro.

O mercado está aberto. O que está arrumado e falta arrumar nos 'grandes'

O mercado de transferências está, a partir deste sábado, oficialmente aberto. Os três ‘grandes’ do futebol português não perderam tempo e já encaixaram e despenderam vários milhões de euros em negócios tendo em vista o ataque a uma nova temporada.

O Desporto ao Minuto reuniu todas as movimentações já confirmadas, assim como aquelas que ainda pecam por resolução, para que esteja a par de tudo aquilo que se passa num verão que se espera quente em novidades.

Benfica

Reforços confirmados

Filip Krovinovic - O médio croata foi um dos destaques da I Liga na temporada passada, onde brilhou ao serviço do Rio Ave. O Benfica era um dos clubes interessados e, face ao assédio de outros emblemas, apressou a contratação do jogador de 21 anos a troco de 3 milhões de euros. Pode jogar no lugar de Pizzi. 

Martin Chiren - O médio eslovaco é a mais recente contratação dos encarnados, que terão pago 1 milhão de euros ao Viktoria Plezen. Esta terá sido a contração mais relâmpago do Benfica no defeso, uma vez que, no próprio dia em que surgiram as primeiras informações que davam conta de um possível negócio, o médio foi apresentado. 

Haris Seferovic - O avançado suíço não traz do Frankfurt um grande cartão de visita: quatro golos em 29 jogos. No entanto, o Benfica decidiu avançar para a contratação de Seferovic a custo zero. 

Cristian Arango - O avançado de 22 anos ainda não foi apresentado mas o Millonarios já anunciou que Arango vai transferir-se para a Luz. Depois de uma passagem pouco bem sucedida pela Europa, onde representou o Valencia B, Arango procura vingar ao serviço das águias. 

Alex Pinto - O jovem formado no V. Guimarães parece ser uma aposta a longo prazo mas não estará excluída a hipótese de integrar o plantel principal já em 2017/18. 

Chris Willock - Mais um jovem que chega a custo zero. Com 19 anos e proveniente do Arsenal, Willock foi apresentado na sexta-feira e assinou um contrato válido para as próximas cinco épocas. 

Vendas confirmadas:

Ederson - Uma das grandes transferência deste mercado saiu da Luz. O guardião brasileiro deixou o Benfica e assinou pelo Manchester City a troco de 40 milhões de euros, valor que lhe dá o título de segundo guarda-redes mais caro da história do futebol, ficando apenas atrás do lendário Buffon. 

Lindelof - Mais um negócio milionário para os lados da Luz. O internacional sueco era alvo do Manchester United há um ano, mas apenas em junho o negócio se concretizou por 35 milhões de euros. 

Mukhtar - Nunca foi um jogador do plantel principal e andava perdido pelos sucessivos empréstimos. Os suecos do Brondby acenaram com 1,5 milhões de euros e os encarnados conseguiram 'despachar' um jogador excedentário. 

Marçal - Mais um jogador emprestado que o Benfica conseguiu transferir a título definitivo. O Lyon pagou 4,5 milhões de euros pelo lateral brasileiro, que nunca realizou um jogo oficial com a camisola dos encarnados. 

Candeias - Mais um jogador excedentário que encontrou colocação no estrangeiro. O extremo português estava numa situação semelhante à de Marçal, mas mudou-se para o Rangers de Pedro Caixinha a título definitivo. Os encarnados terão recebido 800 mil euros. 

Nuno Santos - Era considerado uma das maiores promessas da formação, depois de ter passado pelo FC Porto. No entanto, as lesões travam a progressão do extremo que já foi confirmado como reforço do Rio Ave. 

Pelé - Mais um jogador excedentário que foi 'despachado' para o Rio Ave a título definitivo. 

Dúvidas

Júlio César, Diogo Gonçalves, Rúben Dias, Derley, Celis e César. 

FC Porto

Reforços confirmados

Ao contrário de Benfica e Sporting, o FC Porto ainda não apresentou qualquer reforço para 2017/18. Jogadores como Ferland Mendy, Gabriel Barbosa ou Yuya Kubo foram já apontados como estando referenciados para uma eventual aquisição.

Vendas confirmadas

André Silva – Na sua época de plena afirmação, somou 21 golos em 44 jogos com a camisola do FC Porto e, pela seleção, marcou outros oito tentos. Números dignos de respeito por parte de um avançado de apenas 21 anos, que lhe valeram uma transferência de 38 milhões de euros para o Milan. Só três jogadores renderam mais aos cofres dos dragões: Hulk, James Rodríguez e Falcao.

Laurent Depoitre – Se André Silva se destacou pela positiva, o belga destacou-se pela negativa. Custou cerca de seis milhões de euros, mas marcou apenas dois golos em 13 jogos. A solução passou por transferir-se pelo Huddersfield, estreante na Premier League, por quatro milhões de euros.

Andrés Fernández – O guarda-redes espanhol chegou ao Dragão em 2014, proveniente do Osasuna, por 1,6 milhões de euros. Na primeira época realizou quatro jogos, tendo acabado por ser emprestado, primeiro ao Granada, e depois ao Villarreal, que desembolsou dois milhões de euros.

Dúvidas

Iker Casillas, Sinan Bolat, Fabiano, Maxi Pereira, Felipe, Miguel Layún, Bruno Martins Indi, Diego Reyes, Ricardo Pereira, Sérgio Oliveira, João Carlos Teixeira, Mikel Agu, Rúben Neves, Jesús Corona, Hernâni, Vincent Aboubakar e Moussa Marega.

Sporting 

Reforços confirmados 

André Pinto – O central de 27 anos chega a Alvalade a ‘custo zero’, após ter terminado o contrato que o ligava ao Sporting de Braga desde 2014. Conhecedor do futebol português, ocupa a vaga deixada em aberto pela saída de Rúben Semedo para o Villarreal. Terá como grande objetivo estabilizar uma defesa ‘tremida’, que, na passada temporada, sofreu 36 golos em 34 jogos. O primeiro grande desafio será recuperar ritmo competitivo, uma vez que não joga desde janeiro. 

Cristiano Piccini – Ricardo Esgaio saiu. Ezequiel Schelotto deverá seguir o mesmo caminho, até porque não integrou os primeiros dias da pré-época. O lateral formado na Fiorentina, que chega proveniente do Betis, terá, à partida, via aberta para agarrar um lugar na ala direita da defesa, embora seja de expectar a chegada de, pelo menos, mais um lateral durante o defeso. 

Mattheus Oliveira – Após três temporadas no Estoril, o filho de Bebeto deu o salto para um ‘grande’ do futebol português. A grande incógnita será ver qual a posição na qual será aposta de Jorge Jesus. Na posição 8, onde chegou a jogar no Estoril? Mais colado à linha, à imagem de Bryan Ruiz? Ou atrás do ponta-de-lança, onde fez as melhores exibições em Portugal? 

Rodrigo Battaglia – Tal como no caso de Mattheus, também o argentino pode desempenhar funções diferentes no centro do terreno. O ex-Sporting de Braga, que se destaca pela combatividade que coloca no seu jogo, será, à partida, uma opção de recurso a William Carvalho e Adrien. Caso um dos capitães saia… poderá mudar de figura. 

Bruno Fernandes – Aos 22 anos, o médio natural da Maia terá a oportunidade de disputar, pela primeira vez, o principal escalão do futebol português. Chega a Alvalade com experiência acumulada ao longo de cinco anos no exigente futebol italiano e sob o pesado estatuto de segunda contratação mais cara da história do Sporting: 8,5 milhões de euros. 

Seydou Doumbia – É, até esta altura, a mais sonante contratação, não só do Sporting, como do futebol português. O avançado costa-marfinense é reforço por empréstimo da Roma e parte como grande favorito para fazer dupla com Bas Dost na frente de ataque. 

Vendas confirmadas 

Rúben Semedo – Fixou-se como principal aposta de Jorge Jesus para fazer companhia a Coates no eixo da defesa e, entre contestação dos adeptos, acabou por rumar ao Villarreal a troco de 14 milhões de euros, o que o torna na sexta maior venda da história do clube.

Ricardo Esgaio – Incluído no negócio que levou Rodrigo Battaglia para Alvalade, o jovem polivalente procurará, em Braga, conseguir completar o potencial que lhe foi augurado nas camadas jovens do Sporting. 

Teo Gutiérrez – Assinou pelo Sporting em 2015, mas acabou por realizar apenas uma temporada às ordens de Jorge Jesus, onde marcou 15 golos em 32 jogos. Os números entusiasmaram, mas o colombiano preferiu forçar o regresso à Argentina, onde representou o Rosário Central. Dois anos depois, assina a título definitivo pelo Junior Barranquilla, rendendo 1,8 milhões de euros. 

Dúvidas

Rui Patrício, Azbe Jug, André Geraldes, Ezequiel Schelotto, Paulo Oliveira, Douglas, Tobias Figueiredo, Domingos Duarte, Marvin Zeegelaar, Jonathan Silva, William Carvalho, Radosav Petrovic, Adrien, Ryan Gauld, Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Bryan Ruiz, Héldon e Luc Castaignos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório