Rui Silva desvalorizou a mudança do sistema tático implementado por Rui Borges no Sporting versão 2025/26, optando pelo 4x2x3x1 em detrimento do 3x4x3, marca registada de Ruben Amorim durante a sua passagem em Alvalade.
"Quando o mister chegou não teve tempo para preparar as suas ideias e foi ao encontro do sistema de três centrais mas, agora, com tempo, já trabalhámos na pré-época e foi importante para ele mudar e a nós só nos cabe respeitar. A tática é importante, mas acima de tudo, o compromisso é que vai marcar a diferença. Sinto-me confortável, nós construímos a três, o que vai um pouco ao encontro do que já fazíamos, mas há momentos em que com dois centrais o guarda-redes funciona como um líbero", começou por dizer o dono da baliza leonina, satisfeito com a decisão de sair do Betis para ingressar no clube lisboeta na segunda metade da época passada:
"Foram cinco meses muito bonitos e importantes na minha carreira, pois queria regressar ao futebol português pela porta grande e consegui fazê-lo com dois títulos [campeonato e Taça de Portugal".
Sobre a época que já arrancou, o internacional português destacou que o nível da concorrência não 'assusta' os leões. "Temos de pensar jogo a jogo pois sabemos que o campeonato vai ser mais competitivo. O Sp. Braga tem mostrado que pode competir com qualquer equipa e também vai entrar na luta connosco. A dobradinha foi muito bonita, mas agora vamos tentar o tri, seria um feito inédito. Sabemos que a concorrência é forte, mas vamos focar-nos em nós", assegurou em entrevista à Sport TV.
O Sporting entrou com o pé direito na I Liga, após vitória (2-0) segura no terreno do Casa Pia. Segue-se a receção ao Arouca, agendada para domingo, às 20h30 (horário de Portugal Continental).
"As expectativas estão altas, temos muita vontade de voltar a jogar em casa, perante os nossos adeptos, que consigamos uma vitória", desejou Rui Silva, que deu o seu aval à contratação de Luis Suárez para o lugar de Viktor Gyokeres na frente de ataque.
"Foi meu companheiro de equipa no Granada e depois meu adversário no Almería. É um bom finalizador, e um bom jogador para ter na nossa equipa pois joga para o coletivo. É chato, resmunga e está sempre a pressionar. Agora temos o Harder o e Luis Suárez e é como eles que vamos enfrentar a nova época. Sobre a saída do Gyokeres só posso dizer que lidámos com o processo da melhor forma possível. Também se falaram de coisas que não eram verdade, e ele despediu-se de todos nós. Só posso dizer que temos um carinho enorme por ele e desejamos-lhe as melhores felicidades."
Leia Também: CD instaura processo disciplinar a Bruno Lage por queixa do Sporting
Leia Também: Oficial: Sporting compra totalidade do passe de Trincão ao Barcelona