O Sporting chegou, esta sexta-feira, a acordo com o Barcelona para a compra dos 50% restantes do passe de Francisco Trincão, por uma verba de 11 milhões de euros.
Segundo avança em comunicado à CMVM, a SAD leonina revela que o negócio faz com que o Sporting passe a "deter 100% dos direitos económicos do referido jogador" três temporadas após o minhoto ter feito o primeiro jogo com as cores dos verde e brancos.
De recordar que o camisola 17 da equipa comandada por Rui Borges chegou ao clube de Alvalade na temporada de 2022/23 por empréstimo do Barcelona, tendo ficado em definitivo na época seguinte, por um valor de cerca de sete milhões de euros, somada à taxa de cedência temporária inicial de três milhões de euros.
Isto significa que o negócio acaba fica concretizado por uma verba a rondar os 21 milhões de euros, que faz do internacional português o quarto jogador mais caro da história do Sporting, apenas atrás de Luís Suárez, Viktor Gyokeres e Manuel Ugarte, ficando acima de nomes como o de Morten Hjulmand e Conrad Harder.
Esta transação pode vir a ser benéfica para o clube espanhol, dado que poderá dar os meios referentes ao fair play financeiro para conseguir inscrever o reforço Marcus Rashford a tempo da primeira jornada da LaLiga.
Renovação está à vista
Francisco Trincão já tinha deixado a 'dica' de que as negociações para continuar no Sporting estavam bem encaminhadas, faltando apenas colocar a tinta no papel.
"Renovação? Ainda não assinei. Há conversas, está tudo a ser encaminhado, mas ainda não há nada assinado", revelou o jogador na conferência de imprensa antes da Supertaça Cândido de Oliveira, que o Sporting acabou por perder, por 1-0, frente ao Benfica.
Francisco Trincão começou a época em 'brasa' com um golo e uma assistência para o tento de Morten Hjulmand na estreia do Sporting na I Liga, frente ao Casa Pia, onde acabou por ser mesmo eleito o melhor em campo no Estádio Municipal de Rio Maior. A importância do extremo na conquista do bicampeonato foi muito elevada, com o internacional português a fazer 102 partidas nas últimas duas temporadas, contribuindo com 21 golos marcados e ainda 26 assistências em todas as competições.
Confira o comunicado na íntegra:
"A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (“Sporting SAD”) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril, prestar a seguinte informação ao mercado:
A Sporting SAD chegou a acordo com o Futbol Club Barcelona quanto à aquisição de 50% dos direitos
económicos do jogador Francisco Trincão pelo montante de €11.000.000,00 (onze milhões de euros).
Em resultado do que antecede a Sporting SAD passa a deter 100% dos direitos económicos do referido
jogador.
Mais se informa que a Sporting SAD não terá encargos com serviços de intermediação."
[Notícia atualizada às 17h19]
Leia Também: Trincão executa as ideias ofensivas de Rui Borges para o Sporting