"Chelsea na cabeça de Rui Borges? Não é por isso que Quenda não joga..."

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o antigo jogador do Sporting Litos abordou a fase de menor tempo de utilização de Geovany Quenda por parte de Rui Borges esta temporada, não acreditando que a mudança já confirmada para o Chelsea possa ter 'peso' nas decisões do treinador.

Geovany Quenda plays as a forward for Sporting CP during the Portugal Candido de Oliveira Super Cup final football match at the Estadio Algarve in Faro, Portugal, on July 31, 2025. (Photo by Valter Gouveia/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
15/08/2025 07:52 ‧ há 2 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Exclusivo

Geovany Quenda já tem o futuro assegurado para a próxima temporada, com a mudança para o Chelsea a estar acertada desde o final da época 2024/25. No entanto, os seus dias até ao mês de junho de 2026 serão passado entre Alvalade e Alcochete, ainda que não tenha estado a ter os minutos que certamente esperaria.

 

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Litos abordou a fase de menor tempo de utilização de Geovany Quenda por parte de Rui Borges esta temporada, não acreditando que a mudança já confirmada para o Chelsea possa ter 'peso' nas decisões do treinador.

O antigo jogador do Sporting acabou por não conseguir prever o que poderá acontecer aos minutos do internacional jovem português caso a chegada de Yeremay se venha a concretizar, dado que depende muito da posição em que o técnico leonino queira utilizar o espanhol.

Falta de minutos de Quenda é uma fase

O início de época de Quenda não tem sido muito preenchido com minutos com a camisola do Sporting. Com apenas 49 minutos em jogos oficiais - 17' na Supertaça Cândido de Oliveira e 32' frente ao Casa Pia para a I Liga -, um dos melhores jogadores do Campeonato da Europa Sub-21 por Portugal tem estado afastado dos holofotes. No entanto, há quem diga que não passará de uma fase.

"Acho que é uma fase... Rui Borges também já falou sobre o assunto. O Quenda perdeu um pouco de espaço na época passada com a ascensão de Geny Catamo e, com as características a serem parecidas, o facto de Catamo ser mais desequilibrador e mais explosivo acaba por fazer a diferença para o onze inicial", começou por dizer o ex-médio.

"Quenda é um jogador muito importante nessa função de ala, embora também possa jogar como extremo, mas, nesta altura, a fasquia está altíssima no Sporting. Há de facto quantidade e qualidade e Rui Borges está a fazer a gestão que considera adequada daquilo que são as cinco substituições e aproveita os jogadores que tem no banco, que é muito forte. Na época passada o plantel também era muito equilibrado, mas também houve aquela quantidade de lesões...", continuou.

"Espero que essa 'maldição' se afaste de Alvalade e de Alcochete, visto que já tivemos as infelicidades de Maxi Araújo e Ousmane Diomande. O Quenda tem de ser paciente porque só um jogador entre ele e o Geny Catamo pode ser titular. Não sabemos o que pode acontecer daqui para a frente. Agora com a entrada de Vagiannidis, Rui Borges pode optar por utilizá-lo como utiliza Fresneda ou mais no corredor. Isso também pode ter influência", vincou o treinador português, antes de acrescentar:

"O importante é que eles percebam que todos vão ser fundamentais nesta temporada que vai ser longa, com a quantidade de jogos e as competições que a equipa vai ter. Já tiveram o privilégio de terem sido campeões nacionais juntos e tanto Geny como Quenda têm noção de que vão ser muito importantes durante toda a época."

Transferência para o Chelsea está no pensamento de Borges?

A transferência já acordada entre Sporting e Chelsea para a venda do novo camisola sete dos leões poderia estar nas considerações de Rui Borges para a utilização mais contida do ala canhoto, numa perspetiva de planear a longo prazo.

No entanto, os pouco mais de 50 milhões de euros investidos pelo clube inglês fizeram com que a nova 'pérola' dos blues ficasse por mais uma época emprestado ao emblema de Alvalade de modo a continuar a ter tempo de jogo e continuar a sua progressão na carreira.

"Não creio, porque as negociações foram feitas mesmo para que o Quenda ficasse mais um ano no Sporting. Tanto o treinador como a própria direção fizeram esse esforço para o manter até ao fim desta temporada, para continuar a estar num contexto que aponte para a sua constante evolução. Não me parece que a transferência para o Chelsea esteja nas contas de Rui Borges, não acredito nessas coisas", acrescentou.

"Quenda é um jogador para ser aproveitado e ainda no jogo frente ao Casa Pia entrou por volta dos 58 minutos... Todos contamos com ele, os adeptos adoram o miúdo e vão sempre dar-lhe o carinho, porque ele não é um jogador normal, é um daqueles jogadores 'de rua', tal como o Geny Catamo, que de um momento para o outro conseguem improvisar jogadas fantásticas que acabam por decidir jogos", atirou.

Possível chegada de Yeremay pode mudar contas... ou não

Yeremay Hernández está na órbita do Sporting e poderá vir complicar as contas nos minutos de Geovany Quenda na equipa ao comando de Rui Borges. Apesar do valor avultado a ser pedido pelo Deportivo, os leões parecem estar dispostos a cometer 'loucura' para assegurar este possível reforço, chegando aos 30 milhões de euros pelo extremo espanhol.

No entanto, o novo contrato elevou o valor da claúsula de rescisão e por esta altura ainda não foi oficializado o novo montante. Ainda assim, a imprensa espanhola garante que rondará os 50 milhões de euros e que a mesma cláusula pode voltar a crescer caso o Deportivo consiga, por exemplo, regressar ao principal escalão.

Litos tem uma opinião 'mista', já que este reforço, caso chegue, poderá vir a ser utilizado nos corredores ou até na mesma função realizada atualmente por Pedro Gonçalves, sendo por isso uma incógnita neste momento.

"Não sei qual é a ideia de Rui Borges com outro reforço. Seja Yeremay ou outro jogador. Não sei se vai querer utilizá-lo mais na zona de Pedro Gonçalves e de ataque ou se numa zona mais de corredor, como Quenda e Geny, que se sentem mais confortáveis a jogar em largura", analisou o antigo médio do Sporting.

Leia Também: TAD 'liberta' Debast e Quenda para o Sporting-Benfica da Supertaça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Pedro Gonçalves

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Max Verstappen

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas