Geovany Quenda já tem o futuro assegurado para a próxima temporada, com a mudança para o Chelsea a estar acertada desde o final da época 2024/25. No entanto, os seus dias até ao mês de junho de 2026 serão passado entre Alvalade e Alcochete, ainda que não tenha estado a ter os minutos que certamente esperaria.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Litos abordou a fase de menor tempo de utilização de Geovany Quenda por parte de Rui Borges esta temporada, não acreditando que a mudança já confirmada para o Chelsea possa ter 'peso' nas decisões do treinador.
O antigo jogador do Sporting acabou por não conseguir prever o que poderá acontecer aos minutos do internacional jovem português caso a chegada de Yeremay se venha a concretizar, dado que depende muito da posição em que o técnico leonino queira utilizar o espanhol.
Falta de minutos de Quenda é uma fase
O início de época de Quenda não tem sido muito preenchido com minutos com a camisola do Sporting. Com apenas 49 minutos em jogos oficiais - 17' na Supertaça Cândido de Oliveira e 32' frente ao Casa Pia para a I Liga -, um dos melhores jogadores do Campeonato da Europa Sub-21 por Portugal tem estado afastado dos holofotes. No entanto, há quem diga que não passará de uma fase.
"Acho que é uma fase... Rui Borges também já falou sobre o assunto. O Quenda perdeu um pouco de espaço na época passada com a ascensão de Geny Catamo e, com as características a serem parecidas, o facto de Catamo ser mais desequilibrador e mais explosivo acaba por fazer a diferença para o onze inicial", começou por dizer o ex-médio.
"Quenda é um jogador muito importante nessa função de ala, embora também possa jogar como extremo, mas, nesta altura, a fasquia está altíssima no Sporting. Há de facto quantidade e qualidade e Rui Borges está a fazer a gestão que considera adequada daquilo que são as cinco substituições e aproveita os jogadores que tem no banco, que é muito forte. Na época passada o plantel também era muito equilibrado, mas também houve aquela quantidade de lesões...", continuou.
"Espero que essa 'maldição' se afaste de Alvalade e de Alcochete, visto que já tivemos as infelicidades de Maxi Araújo e Ousmane Diomande. O Quenda tem de ser paciente porque só um jogador entre ele e o Geny Catamo pode ser titular. Não sabemos o que pode acontecer daqui para a frente. Agora com a entrada de Vagiannidis, Rui Borges pode optar por utilizá-lo como utiliza Fresneda ou mais no corredor. Isso também pode ter influência", vincou o treinador português, antes de acrescentar:
"O importante é que eles percebam que todos vão ser fundamentais nesta temporada que vai ser longa, com a quantidade de jogos e as competições que a equipa vai ter. Já tiveram o privilégio de terem sido campeões nacionais juntos e tanto Geny como Quenda têm noção de que vão ser muito importantes durante toda a época."
Transferência para o Chelsea está no pensamento de Borges?
A transferência já acordada entre Sporting e Chelsea para a venda do novo camisola sete dos leões poderia estar nas considerações de Rui Borges para a utilização mais contida do ala canhoto, numa perspetiva de planear a longo prazo.
No entanto, os pouco mais de 50 milhões de euros investidos pelo clube inglês fizeram com que a nova 'pérola' dos blues ficasse por mais uma época emprestado ao emblema de Alvalade de modo a continuar a ter tempo de jogo e continuar a sua progressão na carreira.
"Não creio, porque as negociações foram feitas mesmo para que o Quenda ficasse mais um ano no Sporting. Tanto o treinador como a própria direção fizeram esse esforço para o manter até ao fim desta temporada, para continuar a estar num contexto que aponte para a sua constante evolução. Não me parece que a transferência para o Chelsea esteja nas contas de Rui Borges, não acredito nessas coisas", acrescentou.
"Quenda é um jogador para ser aproveitado e ainda no jogo frente ao Casa Pia entrou por volta dos 58 minutos... Todos contamos com ele, os adeptos adoram o miúdo e vão sempre dar-lhe o carinho, porque ele não é um jogador normal, é um daqueles jogadores 'de rua', tal como o Geny Catamo, que de um momento para o outro conseguem improvisar jogadas fantásticas que acabam por decidir jogos", atirou.
Possível chegada de Yeremay pode mudar contas... ou não
Yeremay Hernández está na órbita do Sporting e poderá vir complicar as contas nos minutos de Geovany Quenda na equipa ao comando de Rui Borges. Apesar do valor avultado a ser pedido pelo Deportivo, os leões parecem estar dispostos a cometer 'loucura' para assegurar este possível reforço, chegando aos 30 milhões de euros pelo extremo espanhol.
No entanto, o novo contrato elevou o valor da claúsula de rescisão e por esta altura ainda não foi oficializado o novo montante. Ainda assim, a imprensa espanhola garante que rondará os 50 milhões de euros e que a mesma cláusula pode voltar a crescer caso o Deportivo consiga, por exemplo, regressar ao principal escalão.
Litos tem uma opinião 'mista', já que este reforço, caso chegue, poderá vir a ser utilizado nos corredores ou até na mesma função realizada atualmente por Pedro Gonçalves, sendo por isso uma incógnita neste momento.
"Não sei qual é a ideia de Rui Borges com outro reforço. Seja Yeremay ou outro jogador. Não sei se vai querer utilizá-lo mais na zona de Pedro Gonçalves e de ataque ou se numa zona mais de corredor, como Quenda e Geny, que se sentem mais confortáveis a jogar em largura", analisou o antigo médio do Sporting.
Leia Também: TAD 'liberta' Debast e Quenda para o Sporting-Benfica da Supertaça