Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

"Êxito de Martim Fernandes no FC Porto? Basta olhar para Chico Conceição"

Jovem defesa do FC Porto cumpriu o primeiro jogo a titular na equipa principal e logo no Clássico diante do Sporting. Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Eduardo Luís, antigo jogador dos azuis e brancos, prevê um futuro risonho para o lateral-direito.

"Êxito de Martim Fernandes no FC Porto? Basta olhar para Chico Conceição"
Notícias ao Minuto

07:33 - 30/04/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Exclusivo

Martim Fernandes foi uma das grandes surpresas no Clássico de domingo, diante do Sporting. O jovem defesa foi a escolha de Sérgio Conceição para o onze inicial face à ausência de João Mário e, apesar de ter sido lançado aos 'tubarões' num jogo de elevado risco, a verdade é que deu conta do recado e mostrou-se ao treinador do FC Porto com bons pormenores.

Além de ter cumprido a primeira titularidade no FC Porto e realizado o encontro de estreia na I Liga, na retina ficou a 'cavalgada' de Martim Fernandes pelo relvado acima no lance do segundo golo dos azuis e brancos. O jovem 'sentou' Hjulmand e serviu Pepê para o 2-0 ainda antes do tempo de intervalo.

Mas o que pode trazer este jovem talento ao futuro do FC Porto? O lateral direito está nos portistas desde os 11 anos e tem contrato até 2028. Já nesta temporada, na fase inicial, Martim Fernandes foi chamado por Sérgio Conceição para o confronto frente ao Vilar de Perdizes, a contar para a Taça de Portugal, e cumpriu os primeiros minutos na equipa principal com apenas 17 anos.

Figura em destaque na equipa B e nos sub-19 do FC Porto esta época, Martim Fernandes fez o seu segundo jogo na equipa principal frente ao Sporting. Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Eduardo Luís, antigo jogador dos azuis e brancos, analisou a estreia do jovem portista e prevê um futuro risonho para o lateral-direito.

"Se o Sérgio Conceição apostou no Martim Fernandes é porque o conhece bem e tem valor. Aproveitou o facto de não ter o João Mário disponível e avançou o Pepê, que é um jogador de pendor atacante. Na minha opinião, o Pepê perde um bocado da sua forma de jogar e aquilo que pode dar à equipa quando joga a lateral-direito. Na frente tem mais rendimento. O Martim entrou bem, fez uma boa exibição e esteve na jogada de um dos golos. É um elemento com que o FC Porto pode contar para o futuro. Venham de onde vierem, seja da formação ou não, o que é importante é que os jogadores sejam competentes para poderem jogar na primeira equipa e ajudar o FC Porto a ganhar jogos", começou por dizer o antigo defesa dos azuis e brancos.

Eduardo Luís falou sobre a exibição do jovem no Clássico. Além da assistência, Martim Fernandes cometeu apenas um erro que Gyokeres aproveitou. O ex-jogador considera que o mais importante é olhar-se para o que de positivo fez o camisola 52 dos dragões.

"Quando estamos em campo, pode acontecer muita coisa que pode ser boa ou má. Nem os melhores jogadores estão impedidos que lhes possam acontecer erros que todos cometem. O importante é retirar da exibição dele aquilo positivo que teve dentro do campo e pensar no que pode eliminar que seja de negativo em termos de equipa. É um valor que o FC Porto tem ali e que tem muita margem para evoluir. Erro no golo do empate? Acho que se deve animar o jogador e ver no que ele pode crescer", prosseguiu, 

O antigo campeão europeu pelo FC Porto salientou ainda a importância dos treinadores estarem atentos ao que se vai passando na formação, onde Martim Fernandes tem dado cartas esta temporada, e antecipou um futuro risonho ao lateral-direito.

"Os treinadores têm de estar atentos ao evoluir dos jogadores, principalmente quando estes são jovens e poderão estar no ar algumas dúvidas em relação ao seu valor. Por aquilo que tem demonstrado na equipa B... É nestas situações que os jogadores mostram o seu valor e capacidade para continuar na primeira equipa", destacou.

"Esta foi a primeira participação dele em termos de titular na primeira equipa. A partir daqui ele irá ganhar mais experiência e traquejo com a ajuda de todos os colegas e equipa técnica. Penso que, se tem valor e qualidade, vai ser um futuro lateral-direito em que treinador que estiver no FC Porto pode apostar com grande segurança", vincou Eduardo Luís, apontado Martim Fernandes à seleção nacional no futuro.

"Vai tudo depender da evolução que o Martim tenha e dos jogadores que na altura estiverem nessa posição. Só o futuro dirá. É como aconteceu como o Francisco Conceição e outros. Há jogadores que começam a aparecer, a ser titulares e a ter rendimento nas equipas e, por tabela, serem chamados à seleção. É isso que pode acontecer com o Martim Fernandes se ele, de repente, começar a ser titular no FC Porto e a fazer grandes exibições. Até pode superar aquele que estão na mesma posição e são mais experientes na seleção", finalizou o antigo campeão europeu pelos azuis e brancos.

Leia Também: Gyokeres arruina o 'lifting' azul e branco. As notas do FC Porto-Sporting

Leia Também: 'Joker' de Sérgio Conceição assiste Pepê e complica a vida ao Sporting

Leia Também: Oficial: FC Porto segura promessa que já se estreou pela equipa principal

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório