Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Espanha adia festa do apuramento escocês com (muita) polémica pelo meio

Os escoceses falharam o apuramento nesta quinta-feira e sofreram a primeira derrota.

Espanha adia festa do apuramento escocês com (muita) polémica pelo meio
Notícias ao Minuto

21:43 - 12/10/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

Apesar do entusiasmo escocês de um possível apuramento para o Euro'2024, já nesta quinta-feira, Álvaro Morata teve planos diferentes. A Espanha venceu a Escócia no estádio La Cartuja, em Sevilha, por 2-0. A Escócia teve um golo anulado (e que golo de McTominay).

O jogo desenrolou-se com dois comportamentos bastante diferentes, tal como era esperado. A Espanha assumiu a posse da bola e a Escócia, no tradicional 4-4-2, tentou proteger a retaguarda com muito compromisso.

Os escoceses eram incapazes de criar perigo na primeira parte, e a maior oportunidade pertenceu à Espanha. Bola no poste direito da baliza de Gunn aos 36 minutos, após um belo remate de Mikel Merino. 

Ainda antes do intervalo, Morata (talvez como sinal de prenúncio) marcou mas a bandeirola do árbitro auxiliar foi levantada. Estava adiantado e por isso manteve-se o 0-0.

Ao intervalo, o selecionador Luis de la Fuente promoveu duas alterações. Deu a estreia a Bryan Zaragoza, jovem do Granada que envergou a camisola 10, e fez entrar Fran Garcia. Zaragoza veio mexer com o jogo com algumas iniciativas individuais.

Contra a corrente do jogo, a Escócia chegou ao golo. Num livre aparentemente inofensivo, o 'inspirado' Scott McTominay atirou tenso em direção à baliza, para o poste mais distante e acabou por marcar. O vídeoárbitro encontrou, no entanto, uma falta na jogada. Um escocês empurra ligeiramente Unai Simón na pequena área.  

A Espanha viria a chegar ao primeiro golo, já com outro estreante em campo (Sancet, do Athletic Bilbao). Álvaro Morata respondeu bem a um cruzamento desde a direita e empurrou a bola  para a baliza, aos 73 minutos.

Pouco depois, o segundo tento também chegou pela direita do ataque espanhol, mas de forma mais insólita. Joselu aproveita uma escorregadela de Hickey e fica com caminho aberto para o cruzamento. À espera da bola estava o estreante Sancet, mas um corte defeituoso de Porteus acabou por introduzir a bola dentro da baliza. 2-0 final.

A série vitoriosa da Escócia chega ao fim. Num grupo onde se integra, além dos britânicos, a Espanha, a Noruega, a Geórgia e o Chipre, as duas primeiras equipas continuam com boas perspetivas para o apuramento. A Escócia tem 15 pontos em seis jogos, Espanha doze em cinco jogos e Noruega dez pontos em seis jogos. 

Onzes

Espanha: Unai Simón, Carvajal, Le Normand, Laporte, Balde, Gavi, Rodri, Merino, Ferran Torres, Morata, Oyarzabal. 

Escócia: Gunn, Hickey, Porteus, Hendry, McKenna, Robertson, McGinn, McTominay, McGregor, Christie, Dykes.

Antevisão

Os espanhóis recebem a melhor equipa escocesa de sempre, em qualificações para o Europeu, na noite desta quinta-feira. A equipa orientada por Steve Clarke tem cinco vitórias em cinco jogos, inclusive um triunfo sobre a Espanha em março, por 2-0, com um bis de McTominay. 

A Escócia tem 15 pontos em cinco jogos, enquanto Espanha conta com nove pontos em quatro jogos. São, respetivamente, o primeiro e o segundo classificados do Grupo A de qualificação para o Euro.

Apenas um empate pode ser o suficiente para o apuramento já nesta noite, sendo que, com uma vitória, haverá festa na Escócia. O país só jogou em Europeus por três ocasiões.

Acompanhe a partida em direto, com o Desporto ao Minuto, a partir das 19h45.

Leia Também: Lá fora: Espanha procura 'vingança' contra Escócia e caos no Napoli

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório