Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 25º

Dicas para cuidar de um bonsai (uma das plantas mais difíceis)

Especialistas têm conselhos muito úteis. Tome nota!

Dicas para cuidar de um bonsai (uma das plantas mais difíceis)
Notícias ao Minuto

20:04 - 20/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Plantas

Quem aprecia plantas sabe que um bonsai exige cuidados especiais e muita paciência. Por isso, alguns especialistas em plantas, citados na Woman & Home, criaram uma espécie de guia relativamente simples para cuidar da planta e mantê-la saudável. Tome nota! 

Leia Também: Mito ou facto. Deve regar as plantas com água de cozedura da massa?

Fertilização

Então, "ao contrário das árvores de tamanho normal, capazes de estender as suas raízes à procura de nutrientes, um bonsai depende de si para fornecer nutrição para o seu crescimento e saúde", explica Fiona Jenkins, especialista em plantas e jardinagem do MyJobQuote.

Isto significa que "os bonsai devem ser fertilizados durante toda a estação de crescimento", uma fase que começa na primavera e termina a meio do outono, acrescenta. Bonsais de interior devem ser 'alimentos' com um fertilizante líquido. 

Local 

Deve colocar a sua árvore bonsai num local húmido como uma casa de banho ou cozinha. John Clifford, um especialista em jardinagem, explica ainda que "a temperatura da divisão não deve ser inferior a 15ºC, embora seja melhor verificar o seu tipo exato de árvore bonsai para descobrir a sua temperatura ideal".

Pode ficar perto da janela no inverno e mais longe no verão. É importante lembrar que "as árvores de bonsai são susceptíveis a queimaduras nas folhas provocadas pelo sol e podem ficar gravemente danificadas se estiverem perto de fontes de calor (como radiadores) no inverno", acrescenta. 

Leia Também: Falar com as plantas ajuda-as a crescer? Esclareça a dúvida

Rega 

Deve "regar com frequência a sua árvore bonsai, de modo a que o solo fique constantemente húmido, mas não encharcado", explica. "Regra geral, regue a sua árvore bonsai sempre que o solo começar a secar e estiver pouco húmido." É importante verificar isto todos os para a árvore não secar. 

Trocar de vaso 

"Terá de ser replantada quando for necessário", alerta Peter Ivanov, outro especialista em jardinagem, citado no mesmo website. Mas, em geral, "a frequência com que o deve fazer dependerá do seu tamanho".

Por exemplo, "as espécies de crescimento rápido precisam de ser replantadas de dois em dois anos, enquanto as mais velhas e de crescimento mais lento precisam de ser replantadas de três em três ou de cinco em cinco anos". 

Poda 

John Clifford recomenda que faça a poda da planta "no início da primavera, quando os rebentos podem ser cortados até ao primeiro par de folhas".

Leia Também: Plantas que são capazes de sobreviver sem luz (ou água) durante semanas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório