Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

"Título? Vitória mantém uma réstia de esperança, mas não acredito muito"

Treinador do Sporting fez a antevisão ao duelo contra o Gil Vicente.

"Título? Vitória mantém uma réstia de esperança, mas não acredito muito"
Notícias ao Minuto

12:55 - 30/04/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Sporting e Gil Vicente defrontam-se, este domingo, em duelo a contar para a 34.ª jornada da I Liga.

Rúben Amorim, técnico dos campeões nacionais, fez este sábado a antevisão à receção ao emblema de Barcelos.

O treinador dos verde e brancos negou os rumores que davam conta de um troca de agressões com Slimani, garantindo que o assunto relacionado com o argelino está fechado.

No que ao duelo com o Gil Vicente diz respeito, Rúben Amorim disse esperar um jogo difícil, destacando a necessidade de vencer para manter viva a esperança da reconquista do título e arranjar alguma confusão para o Clássico entre Benfica e FC Porto.

Fique com o essencial das declarações de Rúben Amorim:

Tiago Tomás pode voltar? É mesmo isso, é o se. Não se pode usar tanto a profundidade contra blocos baixos e o Tiago Tomás sofreu muito com isso, por isso é que fomos buscar o Slimani. Somos muito melhores em ataque continuado. Os blocos baixos são difíceis de penetrar. Faltou-nos um contra um, sem o Porro, nos corredores. Podemos ter mais alas que façam as duas posições. Temos que preparar as coisas com tempo. O Tiago Tomás fez uma adaptação boa ao Estugarda. É um futebol totalmente diferente. Não sei se ele pode voltar ou não. Tenho de falar com o jogador. Falarei com a equipa técnica e com o Hugo Viana, que poderá concordar ou não. O Tiago é um jovem com muito talento.

Discurso: Se o disse era porque sentia que a equipa estava preparada. Sentia que a equipa podia ganhar os jogos todos. No ano passado, não por teimosia, sentia que a equipa podia perder pontos. Falo de acordo com o que a equipa me transmite. As pessoas esquecem-se de onde começámos. Parecia que a obrigação do Sporting era ganhar os títulos todos e dos outros era reconquistar um ou outro. Os três grandes têm de lutar por títulos, foi isso que fizemos. Só pode ganhar um e há dois grandes clubes que ganham campeonatos. O que interessa é estar nas decisões e nós estamos.

Continuidade na próxima época: A minha ideia é cumprir o contrato com o Sporting, digo o mesmo numa fase boa ou menos boa. Sou feliz aqui. As pessoas se calhar agora não gostam tanto de mim, mas quero continuar no Sporting. Gosto muito dos meus jogadores. Quero dar o passo seguinte e não é hora de começar um projeto novo. Como jogador, cumpri os meus contratos, só saí a meio quando acabei a carreira, acabei um ano mais cedo.

Agressões entre o treinador e Slimani: Obviamente que é mentira. Até para o Slimani não é positivo porque ele terá de arranjar outra situação para jogar. Nem sequer tivemos uma discussão, vemos as coisas de forma diferente. Esse assunto está arrumado. O Slimani não teve um comportamento sequer perto desse. Sou treinador da equipa do Sporting e nunca me baixaria a esse nível de andar à porrada com um jogador.

Mudança de sistema na nova época: Temos cada vez mais nuances que mudam a nossa forma de atacar e de defender. O Gil Vicente joga assim desde o início da época e é difícil de controlar. Há muitos treinadores que jogam com a mesma tática, mas alteram as nuances. Vamos tentando acompanhar isso. Temos um plantel desenhado para esta forma de jogar e não podemos estar a mudar tudo de um momento para o outro. Tenho a certeza de que os nossos jogadores se podem adaptar a outros sistemas.

Jogo que vale a Champions e adia o título: O jogo tem essa aliciante. Ir à Liga dos Campeões é essencial. Também alongarmos a luta pelo título é bom, arranjamos ali uma confusão para a semana a seguir, o que é sempre bom para animar o campeonato. E mantemos viva uma réstia de esperança, mas não acredito muito. O que podemos controlar é a Liga dos Campeões e, por isso, temos de vencer o jogo. Sabemos que o Gil Vicente é uma equipa difícil de bater, mas vamos estar preparados.

Coates: Não vai estar neste jogo. Estava em dúvida e achámos melhor não o ter. Precisamos de todos no máximo contra uma equipa que vai muito rápido para o ataque e se o Seba não estivesse nas melhores condições, iríamos ter um problema na equipa e ele poderia ter um problema mais grave. Não vamos arriscar. Temos outros jogadores que estão preparados.

Análise ao adversário: Olhamos muito para os jogos do Gil Vicente e a verdade é que eles falharam muitos golos, há fases assim. Mesmo estes últimos jogos que não ganharam, na minha opinião podiam ter ganho. Apresentaram muita qualidade de jogo, cresceram muito este ano. É uma equipa bem trabalhada, com uma muito boa transição defensiva. O treinador teve um grande impacto na equipa. As duas equipas ainda têm objetivos, e, apesar dos momentos, vão-se apresentar bem e com vontade de vencer. E é isso que vamos fazer.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório