Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Danny diz a esquiadores portugueses para controlar a ansiedade

A dois dias do início da participação de Portugal nos Jogos Olímpicos Sochi2014, Danny Silva, único português presente na edição anterior, deixou conselhos aos esquiadores lusos: dominem a ansiedade e não se excedam nos treinos.

Danny diz a esquiadores portugueses para controlar a ansiedade
Notícias ao Minuto

10:51 - 16/02/14 por Lusa

Desporto Sochi

"Os atletas, dada a sua juventude, encaram a sua participação nos Jogos - a primeira - com muito entusiasmo, muita motivação. É natural que, à medida que se vai aproximando a altura da prova, haja sempre um pouco de ansiedade, que surge naturalmente quando se começa a ter em conta o calibre da competição", disse à Lusa Danny Silva, que participou em provas de esqui de fundo nos jogos de Turim2006 e Vancouver2010.

Camille Dias, de apenas 17 anos, e Arthur Hanse, de 20, ambos lusodescendentes, vão começar por disputar o slalom gigante, ela na terça-feira e ele na quarta. Na semana seguinte, participam nas provas de slalom, estando o feminino agendado para 21 e masculino para 22.

Danny Silva acredita que os atletas "estão prontos e preparados para enfrentar o desafio" e que farão "o seu maior esforço para representar Portugal da melhor forma", mas é cauteloso quanto ao objetivo traçado por ambos: ficar no primeiro terço da tabela.

"Ficar nos 30 primeiros? Tudo é possível... Tenho seguido de forma muito próxima os Jogos e há vários fatores que vão influenciar todos os atletas: neste momento as condições climatéricas não são as mais favoráveis, porque apesar de estar bom tempo a qualidade da neve começa a degradar-se conforme vai aquecendo ao longo dos dias", disse o esquiador.

No entanto, Danny Silva diz que "tudo vai depender da partida".

"Se for uma partida logo ao início dos grupos, vai-lhes dar toda a vantagem porque as condições da pista serão muito favoráveis. Mas se for no fim eles poderão enfrentar uma pista já mais degradada, e isso vai dificultar", antevê.

Danny Silva acrescenta que os atletas deverão dominar a ansiedade e manter-se focados, tentando afastar da cabeça o incidente de um dos técnicos nacionais na semana passada.

"Há que salientar o azar que houve com um dos técnicos a lesionar-se, com uma fratura do fémur, e isso poderá afetá-los psicologicamente. Os atletas deverão manter-se concentrados e focados no objetivo, que é fazer uma prova excelente", disse.

Por outro lado, Danny Silva considera que Camille Dias e Arthur Hanse devem evitar excessos na preparação física nos dias que antecedem a competição.

"Não poderão exceder-se também no treino, porque neste momento estamos numa fase mais de recuperação e preparação mental para a prova. Isso é fundamental", afirmou o veterano, que se estreou em Turim (Itália), em 2006, e repetiu a participação quatro anos depois, em Vancouver (Canadá).

O esquiador acredita que a participação destes dois atletas em Sochi servirá essencialmente para futuros Jogos Olímpicos de inverno.

"Todo o povo português não deveria estar a pensar em resultados, mas sim em permitir-lhes uma experiência de alto nível que vai dar maturidade para que daqui a quatro anos [nos Jogos de Pyeongchang, Coreia do Sul] estejam ainda melhores", concluiu.

A última participação de um português em slalom e slalom gigante foi em 1994, nos Jogos de Lillehammer (Noruega), quando o lusodescendente Georges Mendes conseguiu o 32.º lugar no gigante, entre 61 participantes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório