Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Filmes iranianos conquistam festival de cinema de Avanca

A 21.ª edição dos encontros de cinema, televisão, vídeo e multimédia de Avanca encerrou hoje, distinguindo o filme iraniano 'Kashtiban' com o prémio cinema para melhor longa-metragem e 'Heyvan', do mesmo país, com o galardão de melhor curta.

Filmes iranianos conquistam festival de cinema de Avanca
Notícias ao Minuto

22:20 - 30/07/17 por Lusa

Cultura Aveiro

Em comunicado enviado à Lusa, a organização do festival de Avanca salientou que 'Kashtiban', de Majid Esmaeli-Parsa, venceu ainda o prémio de melhor fotografia.

As longas-metragens 'Marisa en los bosques', do espanhol Antonio Morales, e 'Foro Íntimo', do brasileiro Ricardo Mehedff, receberam menções especiais, tendo este último recebido também a distinção de melhor ator, atribuída a Gustavo Werneck.

Do lado da animação, a melhor obra foi para 'Scrambled', do holandês Bastiaan Schravendeel, e 'And the moon stands still', uma coprodução entre Bielorrússia, Alemanha e EUA, de Yulia Ruditskaya, recebeu uma menção especial.

O prémio estreia mundial foi entregue a 'Loop', "dos muito jovens" Manuel Caeiro e Valério Marques, finalistas da Escola Val do Rio.

De acordo com a organização, o júri do cinema foi constituído pelos cineastas Goran Radovanovic (Sérvia) e Latifa Said (França, Argélia), o ator Tibo Vandenborre (Bélgica) e os programadores internacionais Ana Abramovic (Croácia), Antonio Delgado Liz (Espanha) e Tsanko Vasilev (Bulgária).

Na categoria de televisão, foram premiados 'ex-aequo' os documentários 'Flames', de Zefrey Throwell e Josephine Decker, e 'Pelerinaxes', de Simone Saibene, enquanto 'Ba(p)tismo da Terra', de Vanessa Rodrigues, obteve uma menção especial.

Quanto ao vídeo, o prémio foi dado a 'Her', da chinesa Grace Guo, e o prémio sénior ficou para 'El inconveniente', da argentina Adiana Yurcovich, tendo 'O maravilhoso Reino da Terra', de Carlos Silveira, sido galardoado com o prémio estreia mundial.

Já a 'Competição Avanca' distinguiu obras produzidas na região, tendo premiado 'Fim da linha', de Paulo D'Alva e António Pinto, o documentário 'Canil', de Miguel Marques, e a longa-metragem 'Ad Ventum', de Barbara Mateos, enquanto o prémio estreia mundial foi para 'Antes que a noite venha - falas de Antígona', de Joaquim Pavão, e 'Canil'.

"No total, seis júris constituídos por 37 individualidades de dez países atribuíram 18 prémios e sete menções especiais", realçou a organização.

O festival de Avanca realiza-se anualmente, com organização do cineclube local e da Câmara Municipal de Estarreja, no distrito de Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório